“King Richard”: com música de Beyoncé, a cinebiografia estreia hoje
O longa é estrelado por Will Smith como o pai das tenistas Serena e Venus Williams
Fatime Ghandour
02/12/2021
Com rumores de indicações ao Oscar, o longa “King Richard: Criando Campeãs” estreia nos cinemas brasileiros hoje, dia 2 de dezembro. Baseada na história real da trajetória de Richard Williams até que suas filhas, Serena e Venus Williams, conquistassem o mundo do tênis, a produção conta com Will Smith no papel do pai dos dois ícones lendários.
O filme da Warner Bros. Pictures foi dirigido por Reinaldo Marcus Green (“Monsters and Men”).
Não é necessário ser um fã do esporte para saber quem são as duas irmãs estadunidenses que conquistaram os pódios dos maiores Grand Slams. É impressionante ver o processo de construção das suas estrelas a partir dos métodos pouco convencionais usados por Richard, e retratados no filme.
Confira o trailer:
“King Richard: Criando Campeãs”
O longa dirigido por Reinaldo Marcus Green retrata como o então segurança noturno Richard Williams planejou a carreira de Serena (Demi Singleton) e Venus ( Demi Singleton) antes mesmo de seus nascimentos, com ajuda de sua esposa, Brandi Williams (Aunjanue Ellis), enfermeira.
No começo dos anos 1990, ainda quando pequenas, as meninas treinavam por horas a fio em uma quadra no bairro da cidade onde moravam, Compton, Califórnia.
Em busca por técnicos e investidores para as duas futuras tenistas, o pai espalhava panfletos em clubes ricos da região. Recebendo várias negativas, lutando contra dificuldades financeiras e enfrentando problemas com a vizinhança, o contexto em que “King Richard” tem início não parece muito promissor.
A mensagem do filme gira exatamente ao redor da superação dos obstáculos enfrentados pelos Williams. Mesmo que pareça apenas mais uma cinebiografia esportiva, o enredo, talento de Will Smith e carisma das jovens atrizes de 15 e 14 anos, Saniyya Sidney e Demi Singleton, deixam o longa com um sabor de “quero mais”.
Exatamente por isso, algumas críticas trouxeram à tona o desejo de que as tenistas tivessem recebido mais atenção na história. O foco completamente direcionado à visão de Richard sobre as filhas e seus futuros continua mesmo quando as meninas estão em destaque, competindo nas quadras.
A emoção que as partidas de tênis têm sobre quem assiste a “King Richard” é particular, causando a sensação de estar presenciando um jogo real.
Venus e Serena Williams foram produtoras do longa cujo fim é, como todos sabem, triunfante. Venus liderou o ranking da WTA pela primeira vez em 2002, além disso, venceu sete Grand Slams e faturou mais de US$ 40 milhões. Serena venceu, ao todo, 23 Grand Slams e arrecadou, apenas com participações em torneios , mais de US$ 90 milhões.
Para todos os amantes de Tênis, ou aos admiradores de cinebiografias esportivas, “King Richard: Criando Campeãs” é um filme que vale a pena.
Beyoncé e a trilha sonora de “King Richard”
Dia 12 de outubro trouxe a música original do longa na voz da estrela Beyoncé. Confira o videoclipe abaixo:
O single foi escrito por Dixson e Beyoncé. A cantora teve a inspiração para compor a canção após assistir a uma prévia do filme.
“O casamento de um filme e uma música é um tipo de mágica incomparável no entretenimento. Fiquei muito feliz quando Beyoncé ligou”, declarou Will Smith.
Veja também:
Shawn Mendes lança single “It’ll be okay”
Montanhas Experience: conheça o evento de esportes radicais paulista