1 a cada 4 paulistanos sofre com pressão alta, segundo pesquisa da USP
Nova diretriz considera 12/8 pré-hipertensão
Redação
23/10/2025
26,3% dos paulistanos com mais de 20 anos sofrem com hipertensão, de acordo com o Inquérito da Saúde no Município de São Paulo (Isa Capital 2024), divulgado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Na primeira edição da pesquisa, realizada em 2003, o número era de 17%.
“Não se trata necessariamente de um maior adoecimento, pode ser também a ampliação do acesso ao diagnóstico”, ponderou Gizelton Pereira Alencar, professor da FSP que apresentou os dados do estudo.
Produzido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o levantamento se baseia em entrevistas com 5 mil moradores da cidade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados entre agosto de 2023 e dezembro de 2024.
Novo padrão
A pressão arterial 12 por 8, antes considerada ideal, agora é classificada como pré-hipertensão, segundo novas diretrizes elaboradas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). O documento foi apresentado há pouco mais de um mês no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia.
O novo padrão busca identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar mudanças no estilo de vida, como reduzir o consumo de sal, controlar o peso, praticar atividades físicas e gerenciar o estresse. Valores a partir de 14 por 9 configuram quadros de hipertensão já instalada.
Redação

