10 razões para aprender a tocar um instrumento
Desde benefícios para a confiança até fortalecimento da memória
Publicada em
Tocar um instrumento pode mudar vidas, mas não só daqueles que se tornam músicos famosos. Pessoas normais que se dediquem a aprender piano, violão, bateria, violino ou qualquer instrumento terá diversos benefícios.
A Antena 1 reuniu 10 razões para começar a tirar as primeiras notas ou batidas naquele instrumento que você sempre gostou:
1- Te deixa mais inteligente
Cada estudo que tenta relacionar a música e a inteligência acaba por concluir que de fato tocar instrumentos aumenta a “inteligência”. Na verdade, as atividades que envolvem tocar um instrumento ajudam a entender os caminhos do raciocínio lógico.
Em um estudo publicado pela Sociedade Britânica de Psicologia, o pesquisador E. Glenn Schellenberg afirmou: “as ligações entre o treinamento musical e as habilidades cognitivas sejam relativamente bem estabelecidas”.
“Vida sem música é inconcebível para mim. E vivo meus sonhos na música, vejo a vida pela música”, ressaltou o físico Albert Einstein.
2- Melhora a vida social
A maioria dos instrumentos se tronam ainda mais legais quando tocados em conjunto. Daí vem as bandas, grupos de amigos em rodas de violão, apresentações e muitos outros eventos que vão expandir seus círculos sociais.
Explorar atividades em grupo pode ajudar a desenvolver a capacidade interpessoal de cada um, principalmente se o adulto ou a criança é mais introvertida ou sente dificuldade em formar laços com pessoas desconhecidas.
3- Alivia o Stress
A música te deixa calmo. “Escutar música tem um tremendo efeito relaxante em nossas mentes em corpos, especialmente a calma e lenta música clássica. Esse tipo de música pode ter efeitos em nossas funções fisiológicas: diminui pulsação, pressão e dos hormônios do estresse”, relatou a psicóloga Jane Collingwood.
4- Senso de realização
Você está tentando aprender aquela música superdifícil e, depois de dias de treino, você se apresenta e tudo sai certo, cada nota em seu lugar no tempo correto. Assim que você se sente satisfeito com o que apresentou, vem um sentimento de alívio e de orgulho por ter superado tal desafio, não é mesmo?
Quando aprendemos um instrumento, nosso senso de realização recebe um grande estímulo a cada passo que conquistamos na trajetória para ter domínio da música ou daquele assunto em específico.

5- Aumenta a confiança
Música é uma forma de se expressar através de sons, assim como o teatro e a dança são a forma dos seres humanos mostrarem o que sentem com movimentos e histórias. Assim, aprender um instrumento é aprender uma forma de mostrar seus sentimentos e pensamentos ao mundo.
Consequentemente, se expressando de uma diferente - quem sabe até melhor - é normal que se tenha mais confiança para mostrar o que se pensa ou algo que aprendeu para os amigos e familiares.
Contudo, é preciso lembrar que mesmo que a apresentação ao vivo aumente a confiança pessoal, um erro ou outro no decorrer é normal.
Tocar um instrumento é se abrir a novas oportunidades de se colocar no centro das atenções e sair mais confiante.
6- Te deixa paciente
Tudo bem que errar muitas vezes pode acabar estressando e aí o tiro saiu pelo lado errado, entretanto a tática para ter mais paciência está na escolhida da música.
Tocar uma canção mais simples, que você já tenha um domínio mais avançado pode fazer do instrumento uma terapia. Depois de um dia estressante é ótimo ser vitorioso em desafios e ouvir boa música tocada por você.
7- Memória
Em pesquisa de 2015, a Biblioteca Nacional De Medicina do Centro Nacional De Informação De Biotecnologia descobriu que a estimulação musical no cérebro traz grandes estímulos para habilidades perceptivas, motoras e principalmente cognitivas relacionadas a memórias.
“Ouvir música também pode melhorar a memória verbal e a atenção focada. É importante ressaltar que ouvir música também induziu mudanças estruturais com aumento de GM nas estruturas frontais e límbicas.
Os participantes relataram que a música foi útil para relaxar e dormir, influenciou seu humor e evocou memórias e pensamentos reflexivos”, escrevem os pesquisadores.
8- Organização e administração do tempo
Para aprender um instrumento é preciso muito treino. Nesse treino é que muito se aprende sobre manejar o tempo. Para que haja real evolução é preciso treinar com método: treinar nas áreas que se tem dificuldade, relembrar, fazer exercícios técnicos, aprender teoria.
Dessa forma, ao se colocar o enorme desafio de aprender um instrumento será necessário aprender a manejar o tempo.
9- Criatividade
É impossível que, ao tocar músicas e treinar, não surja uma vontade de misturar as notas ao seu jeito. Além do mais, é impossível que, mesmo com uma partitura muito bem escrita, ou uma cifra bem regulada, um compositor descreva como uma música deve ser executada. O intérprete é que dará vida à faixa com sua criatividade.
10- Diversão
Muitos fatos científicos e sociais podem te fazer começar a tocar um instrumento, mas a verdade é que o principal motivo é a diversão.
Aprender suas músicas favoritas, ser o músico do grupo de amigos ou até tocar junto com eles. É muito divertido!
Veja também:
AIR EUROPA: ESPECIALIZADA EM FROTA MODERNA DE PRIMEIRA LINHA
SALA DE BATE PAPO