Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

3 artistas que influenciaram a escrita de Stevie Nicks

Como os compositores preferidos da cantora a influenciaram a escrever suas músicas

Maria Leite

06/07/2024

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

No início da década de 1970, quando ainda estava no ensino médio, Stevie Nicks entrou em um clube chamado “Young Life Club”, e acabou cativada por um guitarrista talentoso que estava fazendo um cover de "California Dreamin", de Barry McGuire. Mal sabia ela que a história já estaria sendo escrita.

Imediatamente atraída pelo músico, que se apresentou como Lindsey Buckingham, ela acabou se juntando a ele para harmonizar. Logo depois disso, eles entraram em um relacionamento. Esse foi o pontapé inicial para a carreira de Nicks, já que os dois acabaram se juntando ao grande sucesso britânico, a banda Fleetwood Mac.

Entretanto, o vínculo entre eles não era nada sereno, como atesta a turbulência refletida em “Rumours”

Em 1972, antes da fama explodir, Nicks e Buckingham moravam na casa de seu produtor Keith Olsen. No final do ano, Buckingham encontrou trabalho como guitarrista para os Everly Brothers e saiu em turnê. Enquanto isso, Nicks pegou um bloco de notas e escreveu o que se tornaria duas de suas músicas mais icônicas e amadas, "Rhiannon" e "Landslide".

Em várias ocasiões, Nicks falou sobre os Eagles como a maior influência musical dela e de Buckingham. Mas quando se tratava de compor, ela encontrou inspiração em outro lugar. Em uma entrevista em 2011, ela identificou suas principais influências como Jackson Browne; Crosby, Stills & Nash e a incrível Joni Mitchell.

Nicks elogiou os três por terem lhe ensinado algumas das lições mais fundamentais sobre composição. "Seu fraseado, a maneira como escreviam poesia, a maneira como colocavam sua poesia na música", observou ela. "Eu estudava, deitava no chão e ouvia e lia suas palavras e simplesmente adorava."

De acordo com a própria Stevie, os anos que antecederam sua fama foram um período de estudo musical. Ouvindo alguns de seus discos favoritos, ela foi aprendendo o que precisava para escrever as letras de suas primeiras músicas. E por mais que tenha aprendido muito, a paixão por aquilo fazia com que a cantora não encarasse o exercício como um estudo.

Acima de todas suas inspirações estava Joni Mitchell. Stevie Nicks a admirava muito por ser uma compositora inovadora e que a ensinou a escrever a partir da perspectiva feminina. Segundo ela, Joni foi a responsável por ensinar que é possível colocar milhares de palavras em cada frase se você cantá-la corretamente, “quando você é poeta, não quer encurtar suas frases", disse Nicks em uma entrevista.

Veja também:

STEVIE NICKS: A VOZ E A ALMA POR TRÁS DO ÁLBUM MAIS ICÔNICO DO FLEETWOOD MAC

STEVIE NICKS FOI IMORTALIZADA COM SUA PRÓPRIA BARBIE

Maria Leite

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.