3 inovações que podem auxiliar a acabar com o desperdício de comida
A tecnologia pode ser muito útil nesse processo
Larissa Valença
26/04/2019
Você já parou para pensar que quase um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados? Então, cada vez mais se faz importante ter essa consciência e encontrar modos de mudar tal realidade.
Segundo reportagem da BBC Espanha, há cada vez mais estratégias inovadoras para reduzir a quantidade de alimentos jogados no lixo.
De acordo com Liz Goodwin, diretora de Perda e Desperdício de Alimentos para o Instituto de Recursos Mundiais (WRI, siglas em inglês), uma organização que luta pela administração sustentável dos recursos naturais, diminuir a quantidade de produtos jogados fora pode ser crucial e ajudar, até mesmo, a alimentar parte da população mundial, que, inclusive, não para de crescer.
Veja algumas ideias que o Instituto de Recursos Mundiais possui:
1. Tecnologia antimaturação
A medida que as frutas e verduras amadurecem emitem etileno, que acelera o processo de maturação de outros alimentos. Mas, agora, há dispositivos capazes de absorver tal gás.
Empresas, como Nanology e Bluapple, começaram a fabricar peças que devem ser inseridas nas geladeiras ou fruteiras e contribuem para que os itens durem por mais tempo.
2. Armazenamento de energia solar
A companhia Wakati criou um recurso de hidratação com energia solar que prolonga o armazenamento de cultivos em lugares sem acesso à refrigeração.
3. Sacos de armazenamento herméticos
Esse produto de baixo custo, desenvolvido pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre o arroz, foi feito para que os agricultores usem os forros herméticos dentro de sacolas de armazenamento de grãos e sementes habituais. Isso pode prolongar a vida útil dos produtos em meses.