3M aumenta previsão de lucro anual após resultado de corte de custos
Publicada em
Por Kannaki Deka
(Reuters) - A gigante industrial norte-americana 3M elevou previsão de lucro anual nesta terça-feira e divulgou resultados trimestrais melhores do que o esperado, impulsionados por preços mais altos e medidas de corte de custos.
Às 14h04 (horário de Brasília), as ações da empresa subiam 4,8% após chegarem a avançar 6%, na máxima em quatro meses.
A 3M, que fabrica uma série de produtos incluindo componentes para telas de aparelhos eletrônicos, aumentou os preços para compensar custos elevados de matérias-primas e mão de obra. A empresa também reduziu sua força de trabalho global total em 10% este ano devido à diminuição da demanda.
Em abril, a companhia informou que espera economizar até 900 milhões de dólares por meio de reestruturação até 2025, ao direcionar o foco para negócios de alto crescimento.
A 3M teve receita ajustada de 7,99 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 30 de junho, superando a expectativa média de analistas de 7,87 bilhões, de acordo com a Refinitiv.
'Melhorias na dinâmica da cadeia de suprimentos, bem como ações anteriores de reestruturação e produtividade da 3M, começaram a ganhar algum impulso e acreditamos que estão refletidas no desempenho de margem relativamente melhor da empresa no trimestre', disseram analistas do Citi em nota.
A 3M teve prejuízo no trimestre em comparação com o lucro do ano anterior, uma vez que foi impactada por um acordo de 10,3 bilhões de dólares relacionado a queixas de poluição da água envolvendo 'produtos químicos eternos'.
A empresa está enfrentando milhares de processos judiciais relacionados ao uso desses produtos químicos, que estão ligados a câncer, disfunção hormonal e danos ambientais, além de protetores auriculares defeituosos que causaram perda auditiva em membros do serviço militar norte-americano.
Ainda assim, a 3M espera um lucro anual entre 8,60 e 9,10 dólares por ação, acima da previsão anterior de 8,50 a 9 dólares.
A empresa teve lucro ajustado de 2,17 dólares por ação no trimestre, acima das estimativas de Wall Street, de 1,72 dólar.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO