44% dos semáforos de SP abrem por apenas 5 segundos para pedestres
Mais da metade tem espera superior a 90 segundos, mostra pesquisa do Instituto Corrida Amiga
Redação
15/01/2026
44% dos semáforos da cidade de São Paulo mantêm a luz verde para pedestres por um período de apenas 4 a 5 segundos. É o que indica um estudo do Instituto Corrida Amiga, que coletou dados de forma colaborativa, com a participação da população, em 25 trechos considerados críticos.
De acordo com o levantamento, mais da metade das travessias tem espera superior a 90 segundos, limite previsto pelo Estatuto do Pedestre. Se considerado o padrão que adota a velocidade de 1,2 metro por segundo como base para a movimentação de pedestres, só 40% das travessias são adequadas, 80% são inadequadas para idosos e 90% são inadequadas para crianças e pessoas com deficiência.
A pesquisa registrou os tempos de sinalização (verde, vermelho intermitente e vermelho), mediu as larguras das vias e calculou o índice de desigualdade temporal (IDT), que compara o tempo disponível ao necessário para completar a travessia com segurança.
O trabalho recomenda a revisão Manual Brasileiro de Sinalização e adequações de infraestrutura para garantir travessias mais seguras e acessíveis. “A análise evidencia uma significativa dissonância entre o arcabouço legal, que prioriza a mobilidade a pé, e a realidade operacional das travessias urbanas sinalizadas na cidade de São Paulo, que retrata o contexto brasileiro”, diz o artigo publicado na Revista dos Transportes Públicos.
Redação


