Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ações da Alphabet saltam com decisão do tribunal dos EUA, que ameniza as preocupações antitruste

Ações da Alphabet saltam com decisão do tribunal dos EUA, que ameniza as preocupações antitruste

Reuters

03/09/2025

Placeholder - loading - O logotipo do Google do lado de fora dos escritórios da empresa em Londres, Reino Unido, em 24 de junho de 2025. REUTERS/Carlos Jasso
O logotipo do Google do lado de fora dos escritórios da empresa em Londres, Reino Unido, em 24 de junho de 2025. REUTERS/Carlos Jasso

(Reuters) - A Alphabet , controladora do Google, avançava 6% nas negociações pré-mercado nesta quarta-feira, depois que um juiz federal dos EUA poupou a empresa de uma separação forçada em um caso antitruste, marcando um momento crucial para a gigante da tecnologia, cujo domínio nos ecossistemas de busca e dispositivos móveis há muito tempo é alvo de escrutínio.

A decisão do juiz Amit Mehta permite que o Google mantenha o controle de seu navegador Chrome e do sistema operacional móvel Android, ao mesmo tempo em que impede determinados contratos exclusivos com fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de navegadores. O Google pode continuar a fazer pagamentos a parceiros como a Apple para destacar seu mecanismo de busca, uma prática fundamental para seu domínio nas pesquisas online.

As ações da Apple subiam 2,6% antes da abertura do pregão.

A decisão elimina um importante obstáculo regulatório que pesava sobre a avaliação da Alphabet, com analistas observando que a empresa havia sido negociada com um desconto em relação a seus pares em meio a temores de uma venda forçada.

O governo dos EUA processou o Google em 2020, alegando que a empresa mantinha ilegalmente um monopólio sobre as ferramentas de pesquisa por meio de acordos de exclusão com fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de navegadores.

O mesmo juiz decidiu no ano passado que o Google violou as leis antitruste, mas se recusou a ordenar uma divisão da empresa, citando o surgimento de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT como concorrência emergente.

(Reportagem de Rashika Singh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.