Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ações da Siemens Energy afundam e perda de valor de mercado chega a US$8 bi

Placeholder - loading - Turbina eólica 5/08/2013 REUTERS/Carlos Jasso
Turbina eólica 5/08/2013 REUTERS/Carlos Jasso

Publicada em  

Por Christoph Steitz

FRANKFURT (Reuters) - As ações da Siemens Energy estão em queda pela segunda sessão consecutiva nesta segunda-feira, afetadas por uma série de cortes de preço-alvo e rebaixamentos de recomendações de analistas, na esteira de problemas maiores do que o esperado surgidos na semana passada em sua divisão de turbinas eólicas.

As ações caíam mais de 2% às 12h (horário de Brasília), após recuarem mais de 3% mais cedo, elevando a perda de valor de mercado para 7,4 bilhões de euros (8,1 bilhões de dólares) desde que o grupo abandonou sua expectativa de lucro na noite de quinta-feira passada.

'Agora estamos esperando os resultados completos da análise antes de tirar mais conclusões', disse um porta-voz da empresa em resposta a uma pergunta da Reuters.

Na semana passada, a Siemens Energy alertou que os problemas de qualidade em sua unidade de turbinas eólicas levariam anos para serem corrigidos, em um trabalho que poderia custar mais de 1 bilhão de euros para consertar falhas nas pás do rotor e rolamentos.

A extensão dos problemas ainda é incerta, e a empresa disse que só seria capaz de fornecer uma imagem mais clara em agosto.

A Siemens Energy é um spin-off do conglomerado Siemens para tecnologias em energia e controla a Siemens Gamesa, tradicional fornecedora de turbinas eólicas em todo o mundo.

No Brasil, a empresa é uma fornecedora da indústria eólica e também de outros projetos em energia, como renovação de linhas de transmissão.

Neste ano, a Siemens Gamesa anunciou a hibernação temporária de sua fábrica em Camaçari, como medida específica para ajustar sua estrutura de produção e atender às demandas atuais do mercado no Brasil.

Os problemas podem repercutir na fabricante brasileira de pás eólicas Aeris, que possui contratos com a multinacional que chegam a 15% de seu volume de produção, avaliaram analistas do BTG Pactual.

'Embora a Aeris tenha proteção contratual take-or-pay, esperamos que o mercado levará em consideração a situação incerta da Siemens, que pode enfraquecer futuros volumes', escreveram os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia.

A equipe do banco avaliou ainda que a situação da Siemens Energy traz novos sinais de alerta à indústria eólica, que vem sofrendo com inflação significativa nos preços das matérias-primas; aumento de inspeções em turbinas, levando a gargalos de produção; e 'hibernação' de fabricantes como a GE Renewables, que deixou de produzir turbinas eólicas no Brasil.

(Reportagem de Christoph Steitz, com reportagem adicional de Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. acoes da siemens energy …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.