Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Adobe adiciona modelos de IA da OpenAI e do Google ao aplicativo Firefly

Adobe adiciona modelos de IA da OpenAI e do Google ao aplicativo Firefly

Reuters

24/04/2025

Placeholder - loading - Logo da Adobe 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa
Logo da Adobe 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Adobe informou nesta quinta-feira que está adicionando modelos de inteligência artificial de geração de imagens da OpenAI e do Google, da Alphabet, a seu aplicativo Firefly, além de trazê-lo para dispositivos móveis.

A Adobe é proprietária de diversos softwares, como Photoshop e Premiere, amplamente utilizados por profissionais criativos das artes visuais. Desde 2023, a empresa sediada em San Jose, Califórnia, vem desenvolvendo seus próprios modelos de IA em seu serviço Firefly para gerar imagens e videoclipes, prometendo aos clientes que não serão responsabilizados legalmente pelo uso de imagens e vídeos criados por esses modelos.

Mas no ano passado a Adobe disse que estava aberta a também oferecer modelos de terceiros, da OpenAi -- criadora do ChatGPT -- e outros para sua base de usuários.

Nesta quinta-feira, a Adobe anunciou que os usuários do Firefly poderão gerar imagens com o gerador de imagens GPT da OpenAI, o Google Imagen 3, o Google Veo 2 e o Flux 1.1 Pro, além de uma nova versão do seu próprio modelo de imagem Firefly. A empresa planeja oferecer modelos de parceiros como fal.ai, Luma e Runway nos próximos meses.

'Ainda temos muitos clientes que, ao levar o material para produção, só usam o Firefly, porque a segurança comercial realmente importa para eles', disse Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe, à Reuters em uma entrevista na segunda-feira.

'Mas, para outras partes do fluxo de trabalho, como a ideação, eles também estão interessados em experimentar outros modelos. Então, estamos disponibilizando essa opção para eles.'

Os usuários da Adobe poderão gerar conteúdo com modelos de terceiros no Firefly e transferi-lo para outros aplicativos da empresa, como o Photoshop, com apenas alguns toques ou cliques.

Eles poderão pagar por modelos de terceiros com o mesmo sistema de créditos que usam para pagar pelos modelos de IA da Adobe, embora a companhia tenha se recusado a revelar como a receita será dividida entre ela e os fornecedores de modelos de terceiros.

(Reportagem de Stephen Nellis em São Francisco)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.