Adobe reformula seus aplicativos para assistentes de IA e busca integração com ChatGPT
Adobe reformula seus aplicativos para assistentes de IA e busca integração com ChatGPT
Reuters
28/10/2025
Atualizada em 28/10/2025
Por Stephen Nellis
San Francisco (Reuters) - A Adobe disse nesta terça-feira que suas ferramentas de edição de vídeo e imagem podem ser controladas por meio de conversas com as mesas, acrescentando que está trabalhando com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para permitir que usuários controlem diretamente um de seus aplicativos com o serviço de chatbot.
A Adobe é a criadora do Photoshop e do Premiere, ferramentas amplamente utilizadas nas indústrias de fotografia e cinema. Em 2023, lançou o Firefly, um serviço para gerar imagens e outros conteúdos com requisições do usuário de texto.
Nesta terça-feira, executivos da Adobe anunciaram que a empresa reformulou seus aplicativos para que funcionem com assistentes de inteligência artificial capazes de criar e editar conteúdo por meio de conversas. Nos bastidores, vários 'agentes' de IA tocavam em botões e moviam controles deslizantes no aplicativo para fazer essas alterações, de forma semelhante à forma como um assistente humano atenderia a solicitações.
Mas os usuários humanos ainda poderão usar esses controles deslizantes e botões para fazer edições, em vez de depender apenas de uma conversa por texto.
Agora que a Adobe reformulou seus aplicativos para funcionar com assistentes de IA, ela pode integrá-los mais facilmente a serviços de terceiros, disse a diretora de tecnologia da Adobe para a área de mídia digital, Ely Greenfield. A empresa está trabalhando para integrar seu aplicativo Adobe Express ao ChatGPT, que permitirá aos usuários iniciar uma conversa no chatbot para começar um projeto. O projeto poderá então ser editado no ChatGPT ou finalizado nos aplicativos da Adobe.
'Você pode ajustar as edições que o agente do ChatGPT está fazendo, então você pode fazer um pouco de manipulação direta', disse Greenfield. 'E então, se quiser, você pode trazê-lo para o aplicativo Express, onde você pode continuar conversando com ele usando o agente de design que agora está integrado ao Express, e você tem acesso ao conjunto completo de recursos e ferramentas de edição que fazem parte do Express.'
A Adobe disse nesta terça-feira que o assistente de IA no Express já está disponível, mas não deu um prazo para quando a integração com o ChatGPT estaria disponível.
(Reportagem de Stephen Nellis em San Francisco)
Reuters

