Aeroporto de Congonhas inicia obra de expansão
Intervenções devem ser concluídas até 2028
Publicada em
Foi lançada nesta quarta-feira (11) a pedra fundamental dos trabalhos de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a operação do terminal não será afetada durante as obras, que devem ser concluídas até 2028. Com investimento de R$ 2,4 bilhões, a capacidade de atendimento deve saltar de 22 milhões de passageiros por ano para quase 30 milhões.
Uma das principais intervenções será a ampliação do espaço de embarque e desembarque, que passará para 105 mil m², o dobro da área atual. Os usuários contarão com novas pontes de embarque, esteiras de bagagem automatizadas e equipamentos de raio-x.
A parte operacional será aprimorada com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, aumentando de 30 para 37 os pontos de parada para aeronaves.
O acesso ao aeroporto também foi contemplado no projeto. Com objetivo de agilizar a circulação viária e reduzir o congestionamento em torno de Congonhas, a concessionária Aena deve construir uma nova praça para embarque em carros de aplicativos, com capacidade de até 72 vagas. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO