Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aeroporto de Congonhas retoma pousos e decolagens após suspensão por falta de energia

Aeroporto de Congonhas retoma pousos e decolagens após suspensão por falta de energia

Reuters

15/03/2024

Placeholder - loading - Aeroporto de Congonhas, em São Paulo 23/12/2022 REUTERS/Carla Carniel
Aeroporto de Congonhas, em São Paulo 23/12/2022 REUTERS/Carla Carniel

Atualizada em  15/03/2024

SÃO PAULO (Reuters) - O aeroporto de Congonhas, na capital paulista, ficou mais de uma hora sem operar voos e decolagens nesta sexta-feira, depois que um problema no fornecimento de energia interrompeu as operações da torre de controle do terminal, informou a concessionária do aeroporto, Aena.

Segundo a concessionária, as operações de pousos e decolagens foram suspensas às 14h25 'por um problema de energia externo' e às 15h51, com a energia restabelecida, apenas as decolagens foram liberadas diante do congestionamento de aeronaves nas pistas do aeroporto. Por volta das 16h30 a concessionária informou que os pousos também haviam sido retomados.

A empresa não pôde informar de imediato quantos voos foram afetados.

'A Aena recomenda que todos os passageiros com voos marcados para esta sexta-feira entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos voos', afirmou a empresa, que assumiu as operações do aeroporto em outubro do ano passado.

A Força Aérea Brasileira, responsável pela torre de controle do aeroporto, segundo a Aena, informou em nota que a falha no abastecimento de energia da torre foi causada por 'ocorrência de fogo' na linha de transmissão próxima ao aeroporto, por volta de 13h59.

A FAB afirmou que, 'para garantir a segurança das operações', os voos foram redirecionados para os aeroportos de Confins, em Minas Gerais, Galeão, no Rio de Janeiro, e Campinas, também em São Paulo.

'No total, 28 tráfegos não decolaram a partir de Congonhas durante a janela de interrupção e 19 seguiram para pouso em aeródromos alternativos. Essas aeronaves terão suas decolagens priorizadas a fim de adequação da malha aérea das respectivas empresas impactadas', disse a FAB em nota.

Procurada, a concessionária de energia que atua na capital paulista, Enel, disse em nota que ainda apura as causas da ocorrência na rede elétrica que causou a interrupção do fornecimento de energia para o aeroporto. 'A distribuidora realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer o serviço, que já se encontra normalizado.'

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Victor Borges, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.