Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

África do Sul se despede de 'bússola moral' no funeral de Desmond Tutu

África do Sul se despede de 'bússola moral' no funeral de Desmond Tutu

Reuters

01/01/2022

Placeholder - loading - Funeral de Desmond Tutu na Cidade do Cabo 01/01/2022 Nic Bothma/Pool via REUTERS
Funeral de Desmond Tutu na Cidade do Cabo 01/01/2022 Nic Bothma/Pool via REUTERS

Por Wendell Roelf

CIDADE DO CABO (Reuters) - O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, elogiou o falecido arcebispo Desmond Tutu como 'nossa bússola moral e consciência nacional' em funeral neste sábado para um herói da luta contra o apartheid.

'Nosso pai falecido foi um cruzado na luta pela liberdade, pela justiça, pela igualdade e pela paz, não apenas na África do Sul, o país de seu nascimento, mas em todo o mundo', disse Ramaphosa na Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde durante anos Tutu pregou contra a injustiça racial.

O presidente então entregou a bandeira nacional à viúva de Tutu, Nomalizo Leah, conhecida como 'Mama Leah'. Tutu, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua oposição não violenta ao governo da minoria branca, morreu no último domingo, aos 90 anos.

A viúva estava sentada em uma cadeira de rodas na primeira fila da congregação, envolta em um lenço roxo, cor das vestes clericais de seu marido. Ramaphosa usava uma gravata combinando.

A Cidade do Cabo, onde Tutu viveu durante a maior parte de sua vida, estava incomumente chuvosa na manhã de sábado, quando as pessoas se reuniram para se despedir do homem carinhosamente conhecido como 'O Arco'.

O sol brilhou fortemente após a missa de réquiem quando seis clérigos vestidos de branco levaram o caixão para fora da catedral para um carro fúnebre.

O corpo de Tutu será cremado e suas cinzas enterradas atrás do púlpito da catedral em uma cerimônia privada.

'Pequeno em estatura física, ele era um gigante entre nós moral e espiritualmente', disse o bispo aposentado Michael Nuttall, que serviu como adjunto de Tutu por muitos anos.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.