Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

África do Sul sediará cúpula dos Brics apesar de mandado de prisão do TPI contra Putin

África do Sul sediará cúpula dos Brics apesar de mandado de prisão do TPI contra Putin

Reuters

29/06/2023

Placeholder - loading - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita a Dagestan, na Rússia 28/06/2023 Sputnik/Sergei Savostyanov/Pool via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita a Dagestan, na Rússia 28/06/2023 Sputnik/Sergei Savostyanov/Pool via REUTERS

Por Carien du Plessis

JOANESBURGO (Reuters) - A África do Sul disse nesta quinta-feira que sediará a cúpula dos Brics em agosto, conforme planejado, em meio a especulações de que o encontro poderia mudar para a China a fim de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pudesse comparecer em um país não obrigado a prendê-lo por acusações de crimes de guerra.

A África do Sul tem o dever como signatária do Tribunal Penal Internacional (TPI) de prender Putin se ele comparecer ao encontro entre os líderes de Brasil, Rússia, Índia e China, devido a um mandado de prisão pela deportação de crianças da Ucrânia.

Putin nega as acusações.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, encontrou-se com Putin em 17 de junho na Rússia, historicamente um forte aliado do partido governista Congresso Nacional Africano (ANC) desde que era um movimento de libertação que lutava contra o domínio da minoria branca décadas atrás.

'A África do Sul sediará a 15ª Cúpula dos Brics no Sandton Convention Center em Sandton, Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto de 2023', disse o Departamento de Relações Internacionais em comunicado.

O porta-voz da Presidência, Vincent Magwenya, confirmou à Reuters em uma mensagem de texto que isso significa que toda a cúpula, incluindo a parte principal envolvendo os chefes de Estado dos Brics, ocorrerá na África do Sul.

Ele e um porta-voz do Departamento de Relações Internacionais se recusaram a comentar se Putin comparecerá ou não.

Autoridades sul-africanas disseram no final do mês passado que os países do Brics estavam considerando transferir a cúpula para China, que não é membro do tribunal internacional. Eles ainda podem decidir mudar o local de última hora.

O presidente chinês, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam comparecer, disse a ministra das Relações Internacionais da África do Sul, Naledi Pandor.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.