Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agência nuclear da ONU diz que deve estar envolvida em negociações entre Irã e EUA

Placeholder - loading - Diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, em Teerã 17/04/2025 Organização Atômica do Irã/WANA (West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS
Diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, em Teerã 17/04/2025 Organização Atômica do Irã/WANA (West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

DUBAI (Reuters) - A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) deve desempenhar um papel nas negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, nesta quinta-feira, antes da segunda rodada de negociações entre Washington e Teerã.

Grossi, que chegou a Teerã na quarta-feira, manteve discussões com o ministro das Relações Exteriores e o chefe nuclear do Irã sobre como a AIEA pode apoiar as negociações nucleares entre Irã e EUA. O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou bombardear o Irã se as negociações fracassarem.

'Também estou em contato com o negociador americano para ver como a agência pode ser uma ponte entre o Irã e os EUA e ajudar a alcançar um resultado positivo nas negociações', disse Grossi, acrescentando que a verificação da AIEA seria necessária para tornar qualquer acordo nuclear válido.

Em 2018, Trump retirou os EUA de um pacto nuclear de 2015 entre o Irã e as principais potências mundiais, levando o Irã a superar posteriormente os limites de enriquecimento de urânio do acordo e limitar a supervisão da AIEA.

Em fevereiro, a AIEA divulgou um relatório dizendo que a situação atual é 'muito preocupante', pois Teerã está enriquecendo urânio com até 60% de pureza, próximo ao grau usado em armamentos. Há muito tempo, Teerã nega que esteja buscando armas nucleares.

(Reportagem da Redação Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.