Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Agência nuclear da ONU volta ao Irã, mas ainda não há acordo sobre inspeções

Agência nuclear da ONU volta ao Irã, mas ainda não há acordo sobre inspeções

Reuters

27/08/2025

Placeholder - loading - Bandeira do Irã e logo da Agência Internacional de Energia Atômica em foto de ilustração 16/06/2025 REUTERS/Dado Ruvic
Bandeira do Irã e logo da Agência Internacional de Energia Atômica em foto de ilustração 16/06/2025 REUTERS/Dado Ruvic

DUBAI (Reuters) - Os inspetores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU) retornaram ao Irã pela primeira vez desde que o país suspendeu a cooperação com eles após os ataques de Israel às suas instalações nucleares, informou a mídia estatal iraniana nesta quarta-feira.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse aos parlamentares que Teerã ainda não havia chegado a um acordo sobre como retomaria o trabalho completo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à ONU, informou a agência de notícias do parlamento iraniano ICANA.

Mas ele disse que os inspetores supervisionariam a troca de combustível na usina nuclear de Bushehr, no Irã, de acordo com o relatório.

Os comentários de Araqchi foram feitos um dia depois que o Irã se reuniu com a França, o Reino Unido e a Alemanha para tentar reavivar as negociações sobre seu programa nuclear -- que, segundo as potências ocidentais, tem como objetivo desenvolver uma bomba, mas que, segundo o Irã, está focado em projetos civis.

O Irã afirmou que precisa de um novo acordo de cooperação com a AIEA após a guerra aérea de 12 dias em junho com Israel, à qual os Estados Unidos logo se juntaram.

O Parlamento iraniano aprovou uma legislação em junho suspendendo a cooperação com a AIEA e estipulando que quaisquer inspeções futuras precisarão de um sinal verde do Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã.

Esse Conselho aprovou a visita dos inspetores, mas 'nenhum projeto para uma nova modalidade de cooperação com a AIEA foi finalizado ou aprovado', disse Araqchi de acordo com a ICANA.

'A troca do combustível do reator nuclear de Bushehr deve ser feita sob a supervisão de inspetores da agência internacional', acrescentou.

O chefe da AIEA, Rafael Grossi, disse à Fox News na terça-feira que 'a primeira equipe de inspetores da AIEA está de volta ao Irã', mas que a agência ainda estava discutindo como retomar as inspeções.

Após os ataques de junho, o Irã argumentou que as instalações não eram mais seguras para os inspetores.

(Reportagem de Elwely Elwelly)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.