Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Airbus e empresas de tecnologia pedem à UE criação de fundo soberano de infraestrutura

Airbus e empresas de tecnologia pedem à UE criação de fundo soberano de infraestrutura

Reuters

17/03/2025

Placeholder - loading - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen 06/03/2025 REUTERS/Stephanie Lecocq
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen 06/03/2025 REUTERS/Stephanie Lecocq

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - A Airbus, a Dassault Systèmes e mais de 90 empresas de tecnologia europeias menores e grupos de lobby solicitaram à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a criação de um fundo soberano de infraestrutura para aumentar os investimentos públicos em tecnologias de ponta.

As companhias e os grupos afirmaram que os recentes acontecimentos nos EUA e na União Europeia ressaltaram a urgência de a Europa adotar medidas para manter sua autonomia estratégica em setores-chave.

'A Europa precisa recuperar a iniciativa e se tornar mais independente tecnologicamente em todas as camadas de sua infraestrutura digital crítica, desde a infraestrutura lógica -- aplicativos, plataformas, mídia, estruturas e modelos de IA -- até a infraestrutura física -- chips, computação, armazenamento e conectividade', disseram eles em carta aberta datada de 14 de março, vista pela Reuters.

'As atuais múltiplas dependências da Europa criam riscos de segurança e confiabilidade, comprometem nossa soberania e prejudicam nosso crescimento', acrescentaram.

A carta defendeu ainda que um fundo soberano de infraestrutura é essencial para financiar uma meta tão ambiciosa, especialmente nas partes da cadeia de valor que exigem mais capital, como tecnologias quânticas e chips.

O documento também propôs que os governos adotem uma política de 'comprar produtos europeus' em licitações, para aumentar a demanda e incentivar as empresas a investir.

'O objetivo não é excluir participantes não europeus, mas criar espaço onde os fornecedores europeus possam competir legitimamente (e justificar o investimento)', afirmou.

Os signatários da carta incluem a provedora francesa de serviços de nuvem OVH Cloud e seus pares em outros países da UE, o Instituto Europeu de Software, a Rede Europeia de Startups, a Associação Alemã de IA, a Amsterdam Internet Exchange (AMS-IX) e o banco de investimento público francês BPI France.

A carta também foi endereçada à chefe de tecnologia da UE, Henna Virkkunen.

(Reportagem de Foo Yun Chee)

Reuters

Compartilhar matéria

Tags

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.