Alemanha é contra suspensão do acordo da UE com Israel, diz autoridade
Alemanha é contra suspensão do acordo da UE com Israel, diz autoridade
Reuters
23/06/2025
BERLIM (Reuters) - A Alemanha não apoia os pedidos para suspender um pacto que rege as relações de Israel com a União Europeia, disse uma autoridade do governo nesta segunda-feira, destacando as divisões dentro do bloco.
Nos últimos meses, tem havido uma preocupação crescente nas capitais europeias sobre as operações militares de Israel em Gaza e a situação humanitária no enclave.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha disse na segunda-feira que pediria ao conselho do bloco europeu que aprovasse uma suspensão imediata do acordo de associação UE-Israel, em protesto contra o que ele chamou de violações dos direitos humanos em Gaza.
O serviço diplomático do bloco também afirmou na sexta-feira que Israel pode ter violado suas obrigações de direitos humanos em Gaza e na Cisjordânia sob o acordo. Israel viu o relatório como uma 'falha moral e metodológica'.
'Nossa posição é muito clara: não apoiamos nem uma suspensão nem uma suspensão parcial', disse a autoridade em uma coletiva de imprensa do governo alemão.
Assim, uma próxima cúpula da UE envolverá discussões intensas sobre o Irã e Israel, mas é improvável que resulte em alguma decisão, disse a autoridade.
A Alemanha há muito tempo segue uma política de responsabilidade especial em relação a Israel, conhecida como Staatsraeson (Razão de Estado), devido ao legado do Holocausto nazista, e tem sido muito mais lenta durante o conflito atual em criticar Israel por sua conduta do que outros países da UE.
(Reportagem de Andreas Rinke; texto de Sarah Marsh)
Reuters