Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Algumas autoridade do BC do Japão pediram aumentos futuros de juros, mostra ata de julho

Algumas autoridade do BC do Japão pediram aumentos futuros de juros, mostra ata de julho

Reuters

25/09/2025

Placeholder - loading - Sede do Banco do Japão em Tóquio 23/01/2025.  REUTERS/Issei Kato/File Photo
Sede do Banco do Japão em Tóquio 23/01/2025. REUTERS/Issei Kato/File Photo

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - Alguns membros da diretoria do Banco do Japão pediram na reunião de política monetária em julho a retomada dos aumentos da taxa de juros no futuro, mesmo com a decisão unânime de manter os custos dos empréstimos, segundo a ata da reunião de julho divulgada nesta quinta-feira.

Enquanto alguns membros consideraram que a inflação subjacente ainda estava aquém da meta de 2% do banco central, outros avaliaram que as expectativas de inflação estavam se aproximando de forma constante ou já haviam atingido 2%, mostrou a ata, em um sinal de conscientização crescente dentro da diretoria sobre o aumento da pressão inflacionária.

Em uma reunião subsequente, em setembro, dois membros discordaram da decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 0,5%, pedindo, sem sucesso, um aumento para 0,75%.

A discussão de julho reforça a visão dominante do mercado de que o banco central aumentará os juros novamente este ano, já que um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Japão reduziu a incerteza sobre as perspectivas econômicas.

'A taxa de juros do Banco do Japão está abaixo do nível considerado neutro, com os preços permanecendo relativamente altos e o hiato do produto em torno de zero recentemente', disse um membro segundo a ata da reunião de julho. 'Em tal situação, é apropriado que o Banco do Japão retorne a taxa de juros ao seu nível neutro sempre que possível', acrescentou.

Outro membro disse que o banco central deveria 'evitar ser excessivamente cauteloso e perder a oportunidade' de aumentar os juros com os preços das ações reagindo positivamente ao acordo comercial entre os EUA e o Japão, segundo a ata.

Várias outras opiniões também pediram aumentos oportunos dos juros, com uma delas dizendo que o banco central poderia ter espaço para uma alta novamente até o final deste ano se o impacto das tarifas dos EUA se mostrar limitado.

No ano passado, o Banco do Japão encerrou um estímulo maciço de uma década e elevou a taxa de juros para 0,5% em janeiro, considerando que o Japão estava prestes a atingir sua meta de inflação de 2% de forma duradoura.

Embora o presidente da autoridade monetária, Kazuo Ueda, tenha sinalizado a disposição do banco em continuar aumentando os juros, ele enfatizou a necessidade de agir com cautela devido ao esperado impacto das tarifas dos EUA sobre as exportações do Japão e à incerteza sobre a economia dos EUA.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.