Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aliados de Lula devem pedir vista preventiva para acelerar votação da PEC da Transição na CCJ

Aliados de Lula devem pedir vista preventiva para acelerar votação da PEC da Transição na CCJ

Reuters

06/12/2022

Placeholder - loading - 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva devem pedir nesta terça-feira uma vista preventiva ao parecer que será apresentado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG) sobre a PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com o objetivo de evitar manobras de bolsonaristas para atrasar a tramitação da proposta.

Documento de orientação de votação da bancada do PT obtido pela Reuters aponta que a intenção é pedir uma vista da PEC. Segundo uma fonte, a intenção é que o prazo da vista seja por até 24 horas, o que permitiria que a PEC seja votada na comissão na quarta-feira pela manhã e no plenário do Senado à tarde, conforme aliados de Lula vêm defendendo.

Na véspera, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), autor da PEC, disse em entrevista que a ideia era que o pedido de vista fosse por apenas uma hora, o que poderia até levar à votação da proposta na CCJ já nesta terça.

A ideia da vista preventiva dos aliados de Lula é procurar evitar um atraso na tramitação, tida como fundamental para o governo de transição. Se for seguir o prazo regimental, o tempo para a vista da proposta seria de 5 dias.

Silveira apresentou com atraso o parecer da PEC propondo expandir o teto de gastos em 175 bilhões de reais em 2023 e 2024, em vez de excetuar os gastos sociais da regra fiscal, como o governo eleito havia proposto.

O texto ainda estabelece que o presidente da República deverá encaminhar ao Congresso, até 31 de dezembro de 2023, projeto de lei complementar com objetivo de instituir um “regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do país e criar as condições adequadas ao crescimento socioeconômico”.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.