Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Alta autoridade chinesa diz que 'reunificação' pacífica com Taiwan é melhor caminho a seguir

Alta autoridade chinesa diz que 'reunificação' pacífica com Taiwan é melhor caminho a seguir

Reuters

25/10/2025

Placeholder - loading - Wang Huning discursa em Pequim 04/03/2025 REUTERS/Florence Lo
Wang Huning discursa em Pequim 04/03/2025 REUTERS/Florence Lo

Por Brenda Goh

XANGAI (Reuters) - O quarto líder mais graduado da China disse neste sábado que a China e Taiwan devem trabalhar para alcançar a 'reunificação pacífica', informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Wang Huning, membro do comitê permanente do Politburo do Partido Comunista encarregado de lidar com Taiwan, disse em um evento em Pequim para marcar o 80º aniversário da 'restauração' da ilha ao domínio chinês que a China, no entanto, não tolerará quaisquer atividades que promovessem a independência de Taiwan.

No evento no Grande Salão do Povo de Pequim, Wang também disse que a China assumirá a liderança no compartilhamento dos frutos de seu desenvolvimento e progresso com o povo de Taiwan, disse a Central News Agency, agência oficial de Taiwan, em um relatório separado datado de Pequim.

O Conselho de Assuntos Continentais de Taiwan disse que a China está repetindo a 'mesma velha mensagem' e que o verdadeiro objetivo da China era 'anexar' Taiwan.

'A experiência de Hong Kong também demonstrou que 'um país, dois sistemas', em última análise, equivale a um governo autoritário do Partido Comunista Chinês', disse o conselho.

As supostas perspectivas de desenvolvimento sob a 'unificação' não têm apelo algum para o povo de Taiwan, acrescentou.

O governo de Taiwan não está marcando formalmente o evento, mas comemorando o aniversário da Batalha de Guningtou, em 1949, quando as forças comunistas tentaram e não conseguiram invadir a ilha de Kinmen, mantida até hoje por Taipé.

'Esperamos nos tornar ainda mais um parceiro de segurança confiável para nossos aliados e, juntos, construir uma forte linha de defesa para salvaguardar os valores da liberdade e da democracia', escreveu o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, em sua página do Facebook neste sábado sobre esse aniversário.

A China e Taiwan democraticamente governado, que Pequim vê como seu próprio território, tiveram vários atritos neste ano por causa de suas diferentes interpretações do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Taiwan foi uma colônia japonesa de 1895 a 1945, quando foi entregue ao governo da República da China, que em 1949 fugiu para a ilha depois de perder uma guerra civil com os comunistas de Mao Zedong. República da China continua sendo o nome formal de Taiwan.

O governo de Taiwan rejeita as reivindicações territoriais de Pequim, dizendo que somente o povo da ilha pode decidir seu futuro.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.