Amazon enganou milhões de consumidores para assinarem o Prime, diz agência dos EUA
Publicada em
Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) - A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) acusou a Amazon.com, nesta quarta-feira, de inscrever milhões de consumidores em seu serviço de assinatura paga Amazon Prime sem o consentimento deles e de dificultar o cancelamento, a mais recente ação da agência contra a gigante do comércio eletrônico nas últimas semanas.
A FTC processou a Amazon em um tribunal federal em Seattle alegando que a empresa tem 'enganado conscientemente milhões de consumidores, fazendo com que eles se inscrevessem involuntariamente no Amazon Prime'. Em um comunicado, a Amazon chamou as alegações da FTC de 'falsas nos fatos e na lei'.
A Amazon usou 'designs de interface de usuário manipuladores, coercitivos ou enganosos conhecidos como 'dark patterns' para induzir os consumidores a se inscreverem em assinaturas Prime de renovação automática', disse a agência, que cobra penalidades civis e uma medida judicial permanente para evitar violações futuras.
Os consumidores que tentaram cancelar o Prime se depararam com vários passos labirínticos para realizar a tarefa de cancelamento, de acordo com a ação.
A Amazon também cometeu 'má conduta intencional' ao atrasar a investigação da FTC, fornecendo respostas de 'má fé' às solicitações de documentos, disse a agência.
Em comunicado, a Amazon disse que 'a verdade é que os clientes adoram o Prime' e que tornou 'claro e simples para os clientes se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime'.
A Amazon acrescentou que considera 'preocupante que a FTC tenha anunciado esta ação judicial sem nos avisar, no meio de nossas discussões com membros da equipe da FTC para garantir que eles entendam os fatos, contexto e questões legais, e antes de podermos dialogar com os próprios membros da comissão'.
(Por David Shepardson e Chris Sanders, em Washington; reportagem adicional de Arriana McLymore)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO