Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

AMD lança novos chips de IA

AMD lança novos chips de IA

Reuters

12/06/2025

Placeholder - loading - Presidente da AMD, Lisa Su, em evento em Taipé. REUTERS/Ann Wang
Presidente da AMD, Lisa Su, em evento em Taipé. REUTERS/Ann Wang

Por Max A. Cherney e Stephen Nellis

SAN JOSE, Estados Unidos (Reuters) - A presidente-executiva da AMD, Lisa Su, exibiu nesta quinta-feira novos chips de inteligência artificial que competirão com os principais processadores da Nvidia.

Su subiu ao palco para falar sobre os chips de inteligência artificial das séries MI350 e MI400 que, segundo ela, competirão com a linha de processadores Blackwell, da Nvidia. Durante seu discurso, os executivos de X.AI, Meta e Oracle subiram ao palco para discutirem os usos dos processadores AMD.

A executivareiterou planos de produtos da empresa para o próximo ano, que corresponderão aproximadamente ao cronograma de lançamento anual que a Nvidia iniciou com seus chips Blackwell.

A AMD tem se esforçado para tirar uma parte do mercado em rápido crescimento de chips de inteligência artificial da dominante Nvidia. A empresa fez um esforço concentrado para melhorar seu software e produzir uma linha de chips que rivaliza com o desempenho da Nvidia.

O evento desta quinta-feira, chamado 'Advancing AI', se concentrará nos chips de data center da AMD e em outros hardwares.

A AMD concluiu a aquisição do construtor de servidores ZT Systems em março. Como resultado, espera-se que a AMD lance novos sistemas completos de IA, semelhantes a vários dos produtos de tamanho de rack de servidor que a Nvidia produz.

A AMD fez uma série de pequenas aquisições nas últimas semanas e adicionou talentos às suas equipes de design de chips e software de IA. No evento, Su disse que a companhia comprou 25 empresas no ano passado que estavam relacionadas aos planos de IA da empresa.

Na semana passada, a AMD contratou a equipe da startup de chips Untether AI. Na quarta-feira, a AMD disse que havia contratado vários funcionários da Lamini, startup de IA generativa, incluindo o cofundador e presidente-executivo.

O software da AMD chamado ROCm tem enfrentado dificuldade para ganhar força contra o CUDA da Nvidia, que é visto por alguns membros do setor como uma parte fundamental da proteção do domínio da empresa.

Quando a AMD divulgou resultados em maio, Su disse que, apesar das restrições cada vez mais agressivas às exportações de chips de IA para a China, a AMD ainda esperava um forte crescimento de dois dígitos dos chips de IA.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

REUTERS AAJ

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.