Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

AMD recorre a startups de IA para aprimorar design de chips e software

AMD recorre a startups de IA para aprimorar design de chips e software

Reuters

13/06/2025

Placeholder - loading - Um smartphone com o logotipo da AMD exibido é colocado em uma placa-mãe de computador nesta ilustração feita no dia 6 de março de 2023. REUTERS/Dado Ruvic
Um smartphone com o logotipo da AMD exibido é colocado em uma placa-mãe de computador nesta ilustração feita no dia 6 de março de 2023. REUTERS/Dado Ruvic

SAN JOSE (Reuters) - A Advanced Micro Devices estreitou laços com um grupo de startups de inteligência artificial como parte do esforço da empresa para reforçar seu software e criar designs de chips mais avançados.

À medida que as empresas de IA buscam alternativas para os chips da Nvidia, a AMD começou a expandir seus planos para criar uma linha de hardware concorrente viável, adquirindo empresas como a ZT Systems, fabricante de servidores, em sua busca para atingir esse objetivo.

Mas para criar uma linha de semicondutores bem-sucedida, também é necessário um conjunto poderoso de software para executar com eficiência os programas criados pelos desenvolvedores de inteligência artificial. A AMD comprou várias pequenas empresas de software nas últimas semanas em uma tentativa de aumentar a sua equipe, e tem trabalhado para reforçar seu conjunto de software, amplamente conhecido como ROCm.

'Essa será uma jornada muito cuidadosa, deliberada e multigeracional para nós', disse Vamsi Boppana, vice-presidente sênior de IA da AMD.

A AMD se comprometeu a aprimorar tanto o ROCm como outros softwares, o que é uma vantagem para clientes como a Cohere, uma startup de IA focada no âmbito empresarial, pois resulta em mudanças rápidas e na adição de novos recursos.

A AMD fez avanços importantes no aprimoramento de seu software, disse o presidente-executivo da Cohere, Aidan Gomez, em uma entrevista à Reuters. Mudar o software da Cohere para rodar em chips AMD era um processo que antes levava semanas e agora acontece em apenas 'dias', disse Gomez.

Gomez se recusou a revelar exatamente quanto do software da Cohere depende dos chips AMD, mas o chamou de 'segmento significativo de nossa base de computação' em todo o mundo.

(Reportagem de Max A. Cherney em San Jose)

((Tradução Redação Barcelona)) REUTERS MS

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.