Aneel aprova reajuste médio de 2% para Copel Distribuição
Aneel aprova reajuste médio de 2% para Copel Distribuição
Reuters
17/06/2025
SÃO PAULO (Reuters) - A Copel anunciou nesta terça-feira que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste médio de 2,02% para a distribuidora do grupo, segundo comunicado ao mercado.
A empresa afirmou que a chamada 'Parcela A', que compreende custos com encargos, transporte e energia, representou um aumento de 4,30% na composição do reajuste tarifário, 'devido, sobretudo, ao aumento dos custos dos encargos setoriais de 5,79%, em especial da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE, parcialmente compensada pela redução dos custos de transporte em 2,46%'.
'Ainda no processo tarifário, foram considerados no Componente Financeiro a devolução de, aproximadamente, R$864,5 milhões' referente a crédito de PIS/Cofins.
A Parcela B, composta por custos operacionais, remuneração e depreciação, representou 1,27% na composição do efeito médio do reajuste da Copel Distribuição, refletindo a alta acumulada de 5,44% do IPCA, 'Fator X' de -0,03%, 'além do abatimento referente às Outras Receitas (OR), Excedente de Reativos (ER) e Ultrapassagem de Demanda (UD)', afirmou a Copel.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Reuters