Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aneel diz que outubro terá bandeira tarifária vermelha patamar 1

Aneel diz que outubro terá bandeira tarifária vermelha patamar 1

Reuters

26/09/2025

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel/File Photo
Linhas de transmissão de energia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel/File Photo

SÃO PAULO (Reuters) - A bandeira tarifária para a conta de energia será vermelha patamar 1 para o mês de outubro, com cobrança adicional de R$4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas, principal fonte de geração de eletricidade no Brasil.

'Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro', disse a Aneel, em nota.

Contudo, a situação é um pouco mais favorável para os consumidores em relação a setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2, com cobrança adicional superior (R$7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos), em meio à proximidade do período úmido para as hidrelétricas.

O índice de inflação IPCA-15 registrou impacto da conta de luz mais alta em setembro.

A Aneel explicou que, apesar do crescimento da fonte solar na matriz elétrica, ela é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro. 'Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta.'

(Por Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.