Anglo American oferece remédios em busca de aprovação da UE para acordo com MMG, diz fonte
Anglo American oferece remédios em busca de aprovação da UE para acordo com MMG, diz fonte
Reuters
15/10/2025
Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) - A Anglo American ofereceu-se para comprar ferroníquel da MMG para revenda na Europa por até 10 anos, a fim de aliviar as preocupações antitruste da União Europeia sobre a venda de seu negócio de níquel para uma unidade da empresa listada em Hong Kong, disse uma pessoa com conhecimento direto do assunto nesta quarta-feira.
A Anglo American, listada em Londres, anunciou o acordo de US$500 milhões para vender seu negócio de níquel no Brasil em fevereiro. A Comissão Europeia está agora examinando a venda.
A solução oferecida abordaria quaisquer preocupações regulatórias de que o negócio poderia cortar parte do fornecimento do metal para clientes na Europa, ao mesmo tempo em que permitiria que a empresa de Hong Kong vendesse seus produtos na Europa, disse a fonte.
O acordo seria para uma quantidade acordada de ferro-níquel das duas minas no Brasil, que é equivalente às suas vendas atuais na Europa, disse a pessoa. Ele seria válido por cinco anos, com opção de mais cinco anos.
A Comissão, que atua como fiscalizadora da concorrência na UE, confirmou o recebimento dos remédios da Anglo American e estendeu seu prazo de decisão até 4 de novembro.
Espera-se que a Comissão busque feedback de concorrentes e clientes antes de decidir se aceita as concessões, exige mais ou abre uma investigação de quatro meses.
A venda faz parte de uma reestruturação mais ampla da Anglo American para voltar a se concentrar na mineração de cobre e minério de ferro. Cerca de dois terços de todo o níquel refinado produzido são usados pelo setor de aço inoxidável.
(Reportagem de Foo Yun Chee)
Reuters


