Aniversário Lana Del Rey: relembre a carreira da artista
O ano de 2022 também marca uma década do lançamento de “Born To Die”
Fatime Ghandour
21/06/2022
Hoje, 21 de junho, Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida mundialmente como Lana Del Rey, completa 37 anos. Nova Iorquina nativa, a artista sempre soube de seu gosto pela música, sendo conhecida por suas melodias alternativas e suaves, estética vintage e letras melancólicas.
Em homenagem à cantora, confira sua trajetória na indústria da música:

Mas antes, é importante dizer que o ano de 2022 marca o aniversário do primeiro álbum de Del Rey a receber notoriedade. “Born To Die”, lançado há uma década, estreou na segunda posição da Billboard 200 e leva o nome de seus single de mais destaque, que conta com mais de 531 milhões de visualizações. Ouça abaixo:
Além da faixa acima, outras da coletânea se destacam, como “Summertime Sadness”, “Blue Jeans” e “Video Games” - responsável por seu sucesso internacional. Confira:
Summertime Sadness
Blue Jeans
Video Games
Mesmo 10 anos depois, a notoriedade de “Born To Die” prevalece, sendo um dos álbuns mais conhecidos e amados de Lana Del Rey. O sucesso foi tamanho, que a carreira da artista foi definitivamente alavancada e em 2013 ela produziu “Young and Beautiful”, lead single da trilha sonora de “O Grande Gatsby”, longa estrelado por Leonardo DiCaprio.
A faixa foi nomeada para o Grammy de 2014 na categoria Melhor canção Escrita Para Mídia Visual.
Ouça:
No mesmo ano, Del Rey lançou mais um single produzido especialmente para um filme. Desta vez, a cantora anunciou que seria a voz da música tema do live-action Malévola, “Once Upon a Dream”.
Logo em seguida, o álbum “Ultraviolence” foi apresentado ao público. Confira a tracklist:
- Cruel World
- Ultraviolence
- Shades of Cool
- Brooklyn Baby
- West Coast
- Sad Girl
- Pretty When You Cry
- Money Power Glory
- Fucked My Way Up To The Top
- Old Money
- The Other Woman
- Black Beauty
- Guns and Roses
- Florida Kilos
A coletânea estreou como número 1 em doze países, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, onde esteve no topo da Billboard. "Ultraviolence" vendeu cerca de 200,000 cópias na primeira semana, tendo a melhor performance de um álbum - por uma artista - na primeira semana desde Beyoncé (2013), de Beyoncé Knowles.
Ainda em 2014, Lana Del Rey voltou à ativa no universo das trilhas sonoras; desta vez com "Big Eyes" e "I Can Fly" - ambas para o longa de Tim Burton, “Big Eyes”. Aperte o play abaixo e aproveite:
Big Eyes
I Can Fly
Com ritmo de criação inigualável, em 2015 foi divulgado seu mais novo álbum de estúdio, “Honeymoon”. Confira a tracklist:
- Honeymoon
- Music to Watch Boys To
- Terrence Loves You
- God Knows I Tried
- High by the Beach
- Freak
- Art Deco
- Burnt Norton (interlude)
- Religion
- Salvatore
- The Blackest Day
- 24
- Swan Song
- Don’t Let Me Be Misunderstood
Então, colaborações com o canadense The Weeknd começaram a encantar os fãs de ambos os cantores. A voz de Del Rey apareceu na canção “Party Monster”, do álbum “Starboy” (2016), enquanto o artista participou da icônica “Lust For Life”, lançado no álbum homônimo de 2017 da nova-iorquina.
Ouça a colaboração dos dois astros:
A faixa seguinte, “Love” foi lead single de “Lust for Life” e também um hit da carreira de Del Rey:
Em 2019, um dos álbuns mais notórios da compositora foi apresentado ao público. Com 14 faixas e vários hits, “Norman F* Rockwell!” teve uma canção queridinha pelos ouvintes da Antena 1, “Doin’ Time”. Confira o Letra e Tradução:
Mas não é só de lindas melodias que a carreira de Lana Del Rey é feita. Em 2020 a artista lançou “Violet Bent Backwards Over the Grass”, seu primeiro livro de poesias.

Para compensar o ano sem lançamentos de álbuns, a cantora presenteou os fãs com duas novas coletâneas - e as últimas que temos dela até hoje: “Chemtrails Over the Country Club” e “Blue Banisters”.
Ouça as duas coletâneas completas:
Chemtrails Over the Country Club
Blue Banisters