ANTENA 1: A NÚMERO 1 HÁ 50 ANOS
CAMPANHA COMEMORATIVA DESTACA A RELAÇÃO ENTRE OUVINTES E A RÁDIO
João Carlos
29/09/2025
A rede Antena 1 completa 50 anos em 2025 e celebra a data com uma campanha especial intitulada “Antena 1: a número 1 há 50 anos”, criada sob a consultoria de marketing do publicitário Mário Santiago, que atuou na emissora em períodos anteriores e hoje reside em Lisboa. Em entrevista ao portal, Santiago revelou que o conceito visual da campanha enfatiza a relação direta entre a rádio e seus ouvintes por meio do número 50, que interage com o público em anúncios de estética limpa e elegante.
A ação será divulgada na imprensa, terá presença digital — com estreia nas redes sociais — e será reforçada na programação da rádio. Segundo o publicitário, a estética escolhida reflete a identidade da Antena 1, unindo simplicidade e sofisticação, com spots produzidos para traduzir o conceito visual em áudio e valorizar a interpretação da locução.
A força feminina na Antena 1

Crédito da imagem: Rádio Antena 1 / Luciene Calegari (curadoria musical), Juliana Paiva (novos negócios) e Vanessa Calheiros (coordenação artística)
A trajetória de 50 anos da Antena 1 também é marcada pela presença feminina, representada por profissionais como Luciene Calegari e Vanessa Calheiros, que ajudaram a moldar a identidade da emissora.
A locutora e coordenadora artística Vanessa Calheiros lembrou que a equipe era majoritariamente masculina e a locução era considerada “engessada”. Aos poucos, a voz feminina conquistou espaço, inicialmente com estranhamento, mas logo abraçada pelo público. Estudos, segundo ela, mostram que a voz feminina é amplamente aceita tanto por homens quanto por mulheres, tendência que reforçou a aposta da Antena 1 nesse diferencial.
Vanessa, que hoje coordena a plástica da rádio, observa que a locução evoluiu para se tornar mais fluida e conectada à programação musical, dialogando com a cultura pop e contextualizando os sucessos atuais com filmes, séries e fenômenos virais. Sua experiência, aliada à curadoria de Luciene, demonstra como o olhar feminino trouxe frescor, sensibilidade e inovação à emissora.
Curadoria musical
A programadora musical Luciene Calegari destacou o desafio de equilibrar uma programação capaz de satisfazer tanto ouvintes nostálgicos quanto aqueles em busca de novidades. Segundo ela, a essência da Antena 1 é ser uma rádio musical e internacional, com curadoria meticulosa que equilibra clássicos, lançamentos e músicas intermediárias, garantindo uma experiência agradável em todos os horários.
Luciene explicou que o programa “Clássicos Antena 1”, presente em diferentes edições ao longo da programação e que, nos últimos meses, ganhou a assinatura especial dos 50 Anos, surgiu com o propósito de resgatar o acervo histórico da rádio e valorizar músicas que marcaram gerações. Segundo ela, a iniciativa deu novo fôlego a um material já existente, “envelopando” a celebração e reforçando que essas canções também fazem parte da trajetória da Antena 1.
Em sua visão, o rádio se diferencia pelo “efeito surpresa”, ao resgatar músicas adormecidas que não se encontram facilmente nos serviços de streaming. Esse impacto emocional é um dos pontos fortes da programação: “Vai te despertar boas lembranças. Mesmo que você não tenha vivido aquele tempo, vai relembrar alguém que gostava ou algum momento capaz de trazer memória afetiva.”
Com quase três décadas de experiência em rádio, Luciene enfatiza o caráter internacional da Antena 1: “Até hoje a gente pesquisa coisas que estão acontecendo ao redor do mundo para trazer o melhor do universo musical até o ouvinte.”
Além da qualidade musical, a Antena 1 é reconhecida por oferecer mais músicas por hora que outras emissoras, um diferencial que reforça sua proposta de valorizar o conteúdo artístico e garantir ao ouvinte uma experiência intensa e contínua com a música.
Estúdio Antena 1: onde as lideranças que estão fazendo a diferença ganharam voz

Crédito da imagem: bastidor da gravação do podcast Estúdio Antena 1
Uma das novidades do cinquentenário da emissora foi a estreia do podcast Estúdio Antena 1, lançado em 28 de maio.
Segundo a diretora de novos negócios da emissora, Juliana Paiva, “a estreia do Estúdio Antena 1 representou um passo importante na ampliação de nossa oferta de conteúdo no ambiente digital.”
Poucos meses após sua estreia, o programa já se tornou um espaço consolidado para conversas com líderes de mercado que estão moldando o futuro por meio de projetos inovadores, educação de ponta e transformação institucional. O Estúdio Antena 1 amplia a presença da rádio no universo digital, reforçando seu papel de conectar ouvintes a conteúdos de relevância além da música.
Liderança no digital e no dial

Crédito da imagem: Torre de transmissão da Rádio Antena 1 / gerada por IA.
Desde sua fundação, a Antena 1 consolidou-se como pioneira tanto na proposta artística quanto no aspecto tecnológico. Criada em São Paulo pelo empresário Orlando Negrão Júnior, a emissora foi uma das primeiras rádios FM a contar com programação própria, em uma época em que a maioria das estações apenas retransmitia conteúdos das AM.
No final da mesma década, a emissora avançou ainda mais ao criar a Rede Antena 1, tornando-se uma das primeiras do país a transmitir via satélite e a primeira rede brasileira a operar exclusivamente em FM. Essa aposta tecnológica antecipou tendências e consolidou a marca como sinônimo de qualidade sonora, inovação e alcance nacional.
Hoje, essa vocação se reflete também no ambiente digital, onde a rádio mantém liderança com seu streaming multiplataforma, aplicativos, site e integração a dispositivos inteligentes, ampliando ainda mais a relação direta com milhões de ouvintes.
Um legado em constante renovação
Com audiência em crescimento contínuo, entre as mais ouvidas do país, e forte presença no digital, a Antena 1 chega aos 50 anos como uma rádio hiperconectada com a era das tecnologias digitais, reafirmando sua essência: sofisticação musical, curadoria internacional, mais músicas por hora e conexão afetiva com o público brasileiro.
Hoje, a rede conta com 27 emissoras afiliadas, garantindo cobertura nacional e presença em algumas das principais capitais e regiões estratégicas do país.
A campanha “Antena 1: a número 1 há 50 anos” celebra não apenas a história da emissora, mas também sua capacidade de inovar e se manter atenta ao futuro, equilibrando tradição e modernidade em cada nota que vai ao ar. O marco reafirma ainda a relevância da radiodifusão, um setor em constante adaptação às revoluções digitais que seguem moldando o presente e o futuro do rádio.


