Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Anvisa monitora voos internacionais no Brasil

Pelo menos 17 companhias aéreas de diferentes países cancelaram ou modificaram o cronograma de voos para o país asiático

Bruna Valle

31/01/2020

Placeholder - loading - Procedimentos em aviões são realizados para evitar possíveis casos de coronavírus no Brasil. Crédito da imagem: iStock
Procedimentos em aviões são realizados para evitar possíveis casos de coronavírus no Brasil. Crédito da imagem: iStock

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os procedimentos em aviões para possíveis casos de coronavírus no país.

As medidas são a desinfecção da aeronave, a retirada de resíduos e o descarte de efluentes. Quando houver suspeita de contaminação, o passageiro aguarda por mais tempo para desembarcar.

O serviço médico é chamado para avaliar o paciente. Caso o passageiro esteja mesmo doente, é transferido para um hospital de referência local. Os outros passageiros passam por entrevista com a vigilância epidemiológica, sendo monitorados posteriormente.

Desde o dia 24, a Anvisa está transmitindo informações sonoros em português e inglês, nos aeroportos internacionais do Brasil.

O aviso orienta: “Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem”.

A Agência de Vigilância sanitária ainda dá dicas de como prevenir a doença: “Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças: lave as mãos frequentemente com água; cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir; evite aglomerações e ambientes fechados”.

Pelo menos 17 companhias aéreas de diferentes países cancelaram ou modificaram o cronograma de voos para China, por causa do coronavírus. As empresas são do Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Índia, Coreia do Sul, Holanda e Rússia.

Nenhuma companhia brasileira chegou a fazer o cancelamento de voos. Porém, o Ministério da Saúde e o Governo Federal orientam que a população viaje para a China, apenas, em caso de extrema necessidade.

Nessa sexta-feira (31), subiu para 213 o número de mortes pelo coronavírus, na China. A maior parte dos óbitos foi registrada na província de Hubei, o epicentro da epidemia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são quase 10 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus na China e em mais 19 países. A OMS, declarou emergência de saúde internacional.

No Brasil, o Ministério da Saúde monitora 12 casos suspeitos da doença. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.