Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Apagão no Chile afeta da maior mina de cobre do mundo às ruas de Santiago

Apagão no Chile afeta da maior mina de cobre do mundo às ruas de Santiago

Reuters

25/02/2025

Placeholder - loading - Pessoas se reúnem em rua de Santiago após apagão de grande proporção no Chile 25/02/2025 REUTERS/Pablo Sanhueza
Pessoas se reúnem em rua de Santiago após apagão de grande proporção no Chile 25/02/2025 REUTERS/Pablo Sanhueza

Atualizada em  25/02/2025

SANTIAGO (Reuters) - Um apagão de energia atingiu grandes áreas do Chile nesta terça-feira, interrompendo as operações de mineração no maior produtor de cobre do mundo e deixando os moradores de Santiago sem eletricidade.

A estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, disse que a queda de energia afetou todas as suas divisões e que as minas de Chuquicamata, Andina, Salvador e El Teniente ficaram sem energia.

Escondida, a maior mina de cobre do mundo, ficou sem eletricidade, afirmou uma fonte próxima ao assunto à Reuters. As mineradoras Antofagasta e Anglo American disseram que estavam usando geradores para manter a operação em suas minas.

A falta de energia afetou desde as regiões de Arica e Parinacota, no norte, até a região sul de Los Lagos, segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred). Não houve registros de situações de emergência.

A Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile informou que o Aeroporto Internacional Arturo Merino, em Santiago, estava operando normalmente. A Latam Airlines disse, no entanto, que alguns voos foram afetados pelo apagão.

Luzes nas ruas em Santiago não estavam funcionando, segundo testemunhas da Reuters. O metrô de Santiago, que transporta milhões de passageiros por dia, foi fechado e passageiros tiveram que ser retirados dos trens.

Empresas de transmissão de eletricidade investigam quais as origens da falha e trabalham para restabelecer o serviço, disse a Senapred.

A ministra do Interior do Chile, Carolina Toha, afirmou que a interrupção foi causada por uma falha na linha de transmissão no norte do país, descartando a possibilidade de um ataque cibernético.

Toha disse que a energia deve começar a voltar a funcionar nas 'próximas horas'.

'Esperamos que o que nos foi dito aconteça, que nas próximas horas tenhamos o serviço de eletricidade de volta', disse ela. 'E se não for esse o caso, teremos que tomar outras medidas'.

(Reportagem de Fabian Andres Cambero)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.