Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Apple sofre derrota em tentativa de suspender ordem judicial para reformar loja de apps

Apple sofre derrota em tentativa de suspender ordem judicial para reformar loja de apps

Reuters

05/06/2025

Placeholder - loading - Uma imagem do jogo Fortnite é exibido em um smartphone em frente ao logotipo da Apple nesta ilustração criada em 2 de maio de 2021. REUTERS/Dado Ruvic
Uma imagem do jogo Fortnite é exibido em um smartphone em frente ao logotipo da Apple nesta ilustração criada em 2 de maio de 2021. REUTERS/Dado Ruvic

Por Mike Scarcella

(Reuters) - A Apple não conseguiu convencer nesta quarta-feira um tribunal de apelações dos Estados Unidos a suspender partes importantes da decisão judicial que exige que a fabricante do iPhone abra imediatamente a sua loja de aplicativos para mais concorrência.

O Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos Estados Unidos rejeitou o pedido da Apple de paralisar as medidas enquanto a empresa de tecnologia recorre do veredicto, ocorrido em meio a um longo processo antimonopólio movido pela Epic Games, empresa do jogo 'Fortnite'.

Em abril, a juíza distrital dos EUA Yvonne Gonzalez Rogers considerou que a Apple estava desrespeitando uma decisão anterior, emitida por ela mesma, no caso da Epic Games.

A Apple disse, em um comunicado, que estava 'desapontada com a decisão', e que continuará a defender o seu caso durante a apelação.

Em 30 de abril, a juíza ordenou que a Apple terminasse com diversas práticas que, segundo ela, foram criadas para contornar a liminar, incluindo uma nova taxa de 27% que a Apple impôs aos desenvolvedores de aplicativos quando seus clientes concluem uma compra de aplicativo fora da App Store.

O tribunal também proibiu a Apple de restringir onde os desenvolvedores inserem links de compra fora do aplicativo.

Em sua apelação, a Apple disse que a decisão impediu a empresa de 'exercer controle sobre aspectos essenciais de suas operações comerciais' e a forçou a dar acesso gratuito a seus serviços.

Em contrapartida, a Epic Games argumentou que a Apple estava tentando continuar evitando a concorrência e cobrando taxas que a juíza havia proibido.

A Epic Games processou a Apple em 2020 visando reduzir o controle sobre transações em aplicativos que usam seu sistema operacional, e como os aplicativos são distribuídos aos consumidores.

(Reportagem de Mike Scarcella)

((Tradução Redação Barcelona))

REUTERS MS PF

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.