Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aquisição da EA destaca diversificação da propriedade intelectual nos videogames

Aquisição da EA destaca diversificação da propriedade intelectual nos videogames

Reuters

02/10/2025

Placeholder - loading - Ilustração com o logotipo da Electronic Arts feito em 30 de setembro de 2025. REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com o logotipo da Electronic Arts feito em 30 de setembro de 2025. REUTERS/Dado Ruvic

(Reuters) - A compra recorde de US$55 bilhões da Electronic Arts pelo fundo soberano da Arábia Saudita e por duas outras empresas marca um ponto de inflexão no setor de videogames, à medida que empresas procuram capitalizar a propriedade intelectual por meio de crossovers de mídia.

Apesar de ser o maior setor de entretenimento do mundo, o mercado de videogames está passando por uma desaceleração pós-pandemia, uma vez que os consumidores estão reduzindo os gastos em resposta aos preços mais altos, forçando as empresas e os executivos a pensar em outras maneiras de aproveitar a propriedade intelectual.

Uma maneira de fazer isso é por meio de outros tipos de mídia, como cinema e televisão.

A aquisição da EA significa que os novos proprietários da empresa, a Silver Lake, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e a Affinity Partners terão acesso a propriedades como 'Battlefield', 'Apex Legends' e 'The Sims'.

Ultimamente, outras empresas obtiveram sucesso ao converter videogames populares em franquias de cinema e televisão, ao passo que, em décadas passadas, essas adaptações - como 'Doom', de 2005, ou 'Street Fighter: A Lenda de Chun-Li', de 2009 - muitas vezes receberam críticas ruins e fracassaram nas bilheterias.

O sucesso da série 'The Last of Us' da Sony em 2023 estimulou os estúdios de Hollywood e as editoras de jogos a darem luz verde às adaptações para o cinema e a TV de propriedades intelectuais populares de videogames. Isso inclui a série 'Fallout' da Amazon Prime, uma nova temporada de 'Arcane' da Riot Games, 'A Minecraft Movie' da Warner Bros e sequências do filme 'Super Mario Bros' da Nintendo e do filme 'Mortal Kombat'. Espera-se que 'Call of Duty' também seja adaptado para a tela grande em uma produção da Paramount Skydance .

A EA já anunciou planos no ano passado de fazer uma parceria com a Amazon MGM Studios para produzir um filme baseado em seu jogo de simulação de RPG, 'The Sims'.

'A tendência é clara a longo prazo, e o valor da propriedade intelectual de videogames de alta qualidade só aumenta à medida que os jogadores continuam a concentrar o envolvimento em um número menor de franquias e jogos mais populares', disseram os analistas da Raymond James.

Os especialistas afirmam que, embora o pagamento de altas quantias para possuir uma grande propriedade intelectual possa ser benéfico a longo prazo, os altos custos de produção e desenvolvimento podem representar um risco financeiro se não forem implantados adequadamente.

(Reportagem de Zaheer Kachwala em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.