Assessor da Casa Branca apoia a investigação sobre Powell por custos de prédio
Assessor da Casa Branca apoia a investigação sobre Powell por custos de prédio
Reuters
12/01/2026
Por Bo Erickson
WASHINGTON, 12 Jan (Reuters) - O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse nesta segunda-feira que não esteve envolvido em conversas com o Departamento de Justiça sobre a investigação do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e que não sabe se o presidente Donald Trump a aprovou.
'Não estive envolvido em conversas com o Departamento de Justiça sobre isso. Não conversei com o Departamento de Justiça antes de eles entrarem em contato com Jay e, portanto, não tenho nada a acrescentar, exceto que respeito a independência do Fed e a independência do Departamento de Justiça, e veremos como as coisas vão se desenrolar', disse Hassett ao programa 'Squawk Box' da CNBC.
Mais tarde, questionado fora da Casa Branca se sabe se Trump havia aprovado a investigação, Hassett disse: 'Não sei.'
Em uma declaração em vídeo com palavras incisivas no domingo, Powell chamou a investigação do Departamento de Justiça de 'pretexto' para obter mais influência sobre a taxa de juros, que Trump deseja reduzir drasticamente.
Entretanto, Hassett, uma possível escolha de Trump para substituir Powell, questionou o depoimento de Powell no Congresso sobre a construção de novo prédio pelo Fed, que está no centro da investigação do Departamento de Justiça.
'Neste momento, temos um prédio com custos excessivamente altos e planos para os prédios que parecem inconsistentes com o depoimento, mas, novamente, não sou uma pessoa do Departamento de Justiça. Espero que tudo corra bem para Jay', disse Hassett à CNBC.
Mais tarde, Hassett disse que apoiaria a investigação se estivesse no comando do Fed, argumentando aos repórteres que 'parece que o Departamento de Justiça decidiu que quer ver o que está acontecendo lá com esse prédio que é extremamente mais caro do que qualquer outro prédio na história de Washington.'
'E se eu fosse chair do Fed, gostaria que eles fizessem isso', acrescentou Hassett.
(Reportagem de Bo Erickson, Susan Heavey e Doina Chiacu)
Reuters


