Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ataques aéreos e fogo de artilharia aumentam em confronto de facções na capital do Sudão

Ataques aéreos e fogo de artilharia aumentam em confronto de facções na capital do Sudão

Reuters

16/05/2023

Placeholder - loading - Fumaça ascende durante incêndio em mercado de Omdurman, no Sudão 15/05v2023 Vídeo obtido pela REUTERS
Fumaça ascende durante incêndio em mercado de Omdurman, no Sudão 15/05v2023 Vídeo obtido pela REUTERS

Por Khalid Abdelaziz

DUBAI (Reuters) - Os ataques aéreos e o fogo de artilharia se intensificaram de forma acentuada na capital do Sudão no início desta terça-feira, disseram moradores, enquanto o Exército busca defender bases importantes de rivais paramilitares contra os quais luta há mais de um mês.

Ataques aéreos, explosões e confrontos puderam ser ouvidos no sul de Cartum, e houve bombardeios pesados ao longo do rio Nilo em partes das cidades vizinhas de Bahri e Omdurman, disseram testemunhas.

Os combates entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) provocaram distúrbios em outras áreas do Sudão, especialmente na região oeste de Darfur, mas estão concentrados em Cartum.

O conflito gerou uma crise humanitária que ameaça desestabilizar a região, deslocando mais de 700.000 pessoas dentro do Sudão e forçando cerca de 200.000 a fugir para países vizinhos.

Aqueles que permaneceram na capital estão lutando para sobreviver à medida que os suprimentos de comida diminuem, os serviços de saúde entram em colapso e a ilegalidade se espalha.

Autoridades registraram 676 mortes e mais de 5.500 feridos, mas o número real deve ser muito maior, com muitos relatos de corpos deixados nas ruas e pessoas com dificuldades para enterrar os mortos.

'A situação é insuportável. Saímos de casa para ir para a casa de um vizinho em Cartum, fugindo da guerra, mas o bombardeio nos persegue onde quer que vamos', disse Ayman Hassan, um morador de 32 anos.

'Não sabemos o que os cidadãos fizeram para merecer uma guerra no meio das casas.'

(Por Khalid Abdelaziz)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.