Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ataques aéreos israelenses matam 10 em escola com famílias desabrigadas e atingem hospital, dizem médicos

Ataques aéreos israelenses matam 10 em escola com famílias desabrigadas e atingem hospital, dizem médicos

Reuters

23/04/2025

Placeholder - loading - Ataque israelense em escola na Cidade de Gaza  23/4/2025   REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Ataque israelense em escola na Cidade de Gaza 23/4/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

Por Nidal al-Mughrabi e Dawoud Abu Alkas

CAIRO/GAZA (Reuters) - Um ataque aéreo israelense a uma escola que abrigava famílias desabrigadas no norte de Gaza matou pelo menos 10 pessoas, enquanto outro atingiu um hospital infantil, informaram autoridades de saúde locais, elevando o número de mortos na quarta-feira para 20.

Os médicos disseram que o ataque aéreo à Escola Yaffa, na área de Tuffah, na Cidade de Gaza, incendiou barracas e salas de aula. Não houve comentário israelense sobre o ataque à escola.

Alguns móveis ainda estavam em chamas várias horas após o ataque, enquanto as pessoas vasculhavam as salas de aula enegrecidas e o pátio da escola em busca de seus pertences.

'Estávamos dormindo e de repente algo explodiu, começamos a procurar e encontramos toda a escola em chamas, as barracas aqui e ali estavam em chamas, tudo estava em chamas', disse a testemunha ocular Um Mohammed Al-Hwaiti.

'As pessoas estavam gritando e os homens estavam carregando pessoas, (pessoas) carbonizadas, crianças carbonizadas, e estavam caminhando e dizendo: 'Querido Deus, querido Deus, não temos ninguém além de você' O que podemos dizer? Querido Deus, somente', afirmou ela à Reuters.

Os médicos disseram que pelo menos 10 outras pessoas foram mortas em ataques israelenses separados no enclave.

Desde o colapso do cessar-fogo de janeiro, em 18 de março, os ataques israelenses mataram mais de 1.600 palestinos, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza, e centenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas, à medida que Israel se apoderou do que chama de zona tampão das terras de Gaza.

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E ENERGIA SOLAR DANIFICADAS

Na quarta-feira, o Ministério da Saúde de Gaza disse que um míssil israelense também atingiu o prédio superior do Hospital Infantil Durra, na Cidade de Gaza, danificando a unidade de terapia intensiva e destruindo o sistema de painéis solares que alimenta a instalação com energia. Ninguém morreu no ataque ao hospital.

O sistema de saúde de Gaza está próximo do colapso devido ao bloqueio israelense a todos os suprimentos para Gaza, inclusive combustível e eletricidade, desde o início de março, quando as operações militares foram retomadas.

O governo israelense diz que o bloqueio tem como objetivo pressionar os militantes do Hamas que comandam Gaza a libertar os 59 reféns israelenses restantes capturados nos ataques de outubro de 2023 que precipitaram a guerra. O Hamas afirma que está disposto a libertá-los, mas somente como parte de um acordo que ponha fim à guerra.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.