Ataques de drones ucranianos miram infraestrutura energética russa e Moscou, dizem autoridades
Ataques de drones ucranianos miram infraestrutura energética russa e Moscou, dizem autoridades
Reuters
29/10/2025
Atualizada em 29/10/2025
MOSCOU (Reuters) - A Ucrânia atacou a infraestrutura energética russa com drones, interrompendo o tráfego aéreo em todo o país e enviando vários drones em direção a Moscou pela terceira noite consecutiva, disseram autoridades russas nesta quarta-feira.
O Estado-Maior da Ucrânia disse no aplicativo de mensagens Telegram que suas forças atacaram a refinaria russa de Mariysky, na região de Mari El, outra refinaria na aldeia de Novospasskoye, na região de Ulyanovsk, e uma usina de gás na cidade de Budyonnovsk, na região sul de Stavropol.
As unidades de defesa aérea russas destruíram um total de 100 drones ucranianos durante a noite, incluindo seis sobre a região de Moscou e o restante sobre 11 regiões e a península da Crimeia no Mar Negro, informou o Ministério da Defesa russo no Telegram.
Kiev manteve os ataques de drones de longo alcance em Moscou e outras regiões russas nos últimos meses, dizendo que o objetivo é atingir ativos energéticos, militares e industriais, minar a economia de guerra da Rússia e mostrar aos russos que o conflito não está mais distante.
Um contêiner de armazenamento contendo combustível e lubrificantes na cidade de Simferopol, na Crimeia anexada à Rússia, foi atingido por um drone ucraniano e pegou fogo, disse o governador instalado em Moscou no Telegram.
Não houve vítimas e os serviços de emergência estavam trabalhando no local, escreveu o governador, Sergei Aksyonov, no Telegram.
O órgão de vigilância da aviação russa, Rosaviatsiya, disse que três dos quatro aeroportos de Moscou, e vários outros em todo o país, foram fechados em algum momento da noite por motivos de segurança.
Na República de Mari El, na parte oriental da Rússia europeia e a cerca de 800 quilômetros de Moscou, foram registrados ataques perto de uma instalação industrial, disseram as autoridades regionais, acrescentando que não houve destruição.
Ao sul de Mari El, na região de Ulyanovsk, um incêndio de curta duração começou em um local de drones destruídos, disse o governador da região, Alexei Russkikh, no Telegram.
A Ucrânia também lançou vários drones que tinham como alvo a zona industrial de Budyonnovsk, na região de Stavropol, no sul da Rússia, disse seu governador, Vladimir Vladimirov, no Telegram. O Ministério da Defesa russo disse que suas unidades derrubaram dois drones sobre a região.
O ataque não causou danos 'significativos' e não houve vítimas, disse Vladimirov.
De acordo com a mídia ucraniana, incluindo o meio de comunicação RBK-Ucrânia, Kiev atacou a fábrica de produtos químicos Stavrolen na zona de Budyonnovsk, uma parte do grupo russo Lukoil.
A Stavrolen é uma das principais produtoras de polietileno e polipropileno da Rússia, segundo a mídia russa e ucraniana.
Nas duas noites anteriores, unidades russas destruíram 35 drones ucranianos sobre a região de Moscou, informou o Ministério da Defesa russo. Não houve registro de danos.
(Reportagem de Lidia Kelly, em Melbourne, e de repórteres da Reuters em Moscou e Kiev)
Reuters

