Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ataques dos EUA contra Irã não visam à mudança de regime, diz chefe do Pentágono

Ataques dos EUA contra Irã não visam à mudança de regime, diz chefe do Pentágono

Reuters

22/06/2025

Placeholder - loading - FILE PHOTO: U.S. Defense Secretary Pete Hegseth attends a Senate Appropriations Committee hearing on U.S. President Donald Trump's budget request for the Department of Defense, on Capitol Hill in Wash
FILE PHOTO: U.S. Defense Secretary Pete Hegseth attends a Senate Appropriations Committee hearing on U.S. President Donald Trump's budget request for the Department of Defense, on Capitol Hill in Wash

Por Phil Stewart e Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) - Os ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irã não foram um preâmbulo para uma mudança de regime, disse o secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, no domingo, acrescentando que Washington enviou mensagens privadas a Teerã incentivando a negociação.

Autoridades mantiveram a operação 'Martelo da Meia-Noite' altamente secreta, limitando o conhecimento da missão a um pequeno número de pessoas em Washington e no quartel-general das forças armadas dos EUA no Oriente Médio, em Tampa, Flórida.

Sete bombardeiros B-2 voaram durante 18 horas dos EUA para o Irã para lançar 14 bombas destruidoras de bunkers, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine, a repórteres.

Hegseth advertiu o Irã contra o cumprimento de ameaças passadas de retaliação contra os EUA e disse que as forças norte-americanas se defenderiam.

'Essa missão não foi e não tem sido sobre mudança de regime', disse Hegseth a repórteres no Pentágono. 'O presidente autorizou uma operação de precisão para neutralizar as ameaças aos nossos interesses nacionais representadas pelo programa nuclear iraniano.'

Caine disse que as avaliações iniciais dos danos da batalha indicaram que os três locais sofreram danos e destruição extremamente graves, mas ele se recusou a especular se alguma capacidade nuclear iraniana ainda poderia estar intacta.

Caine afirmou ainda que os militares dos EUA aumentaram a proteção das tropas na região, inclusive no Iraque e na Síria.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.