Até pedras sabem que STF não impediu governo federal de agir na pandemia, diz Gilmar Mendes
Até pedras sabem que STF não impediu governo federal de agir na pandemia, diz Gilmar Mendes
Reuters
06/08/2021
BRASÍLIA (Reuters) - O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, afirmou nesta sexta-feira que até as pedras sabem que a versão de que o Supremo impediu o governo federal de agir no combate à pandemia do coronavírus não corresponde à realidade.
O presidente Jair Bolsonaro afirma desde o ano passado, de forma incorreta, que foi impedido pelo STF de agir no enfrentamento à Covid-19. Na verdade, o STF decidiu em abril de 2020 que 'União, Estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus'.
A declaração de Gilmar Mendes foi feita em evento com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que também é integrante do STF, e do ministro Alexandre de Moraes, também do Supremo.
Barroso e Moraes têm sido os alvos preferidos dos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro à cúpula do Judiciário. O presidente do TSE é atacada por sua defesa da confiabilidade das urnas eletrônicas, contrariando a vontade de Bolsonaro, e Moraes, por ter incluído o presidente no inquérito das fake news.
(Reportagem de Ricardo Brito; Texto de Alexandre Caverni; Edição de Pedro Fonseca)
Reuters