Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aumento do salário mínimo ajuda a elevar confiança do consumidor alemão em fevereiro, diz GfK

Aumento do salário mínimo ajuda a elevar confiança do consumidor alemão em fevereiro, diz GfK

Reuters

28/01/2026

Placeholder - loading - Área de construção em Munique, Alemanha 01/07/2025. REUTERS/Michaela Stache
Área de construção em Munique, Alemanha 01/07/2025. REUTERS/Michaela Stache

Atualizada em  28/01/2026

Por Miranda Murray

BERLIM, 28 ⁠Jan (Reuters) - O ânimo dos consumidores alemães deve melhorar em fevereiro, impulsionado por forte alta nas expectativas de renda após aumento no salário mínimo desde o início do ano, bem como pela redução dos temores de inflação, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O índice que mede a confiança do consumidor, publicado pelo ​instituto de pesquisa de ⁠mercado ⁠GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg, subiu para -24,1 pontos em fevereiro, de -26,9 pontos no mês anterior, superando as expectativas dos analistas consultados pela Reuters ‌de leitura de -26,0 pontos.

Embora a propensão das famílias ​para comprar tenha aumentado moderadamente, ‌em parte ​devido ​a sinais de abrandamento da inflação, a pesquisa também mostrou que as expectativas de renda foram o ​principal fator para o aumento do dado, embora ele ainda permaneça em um nível baixo.

O salário mínimo por hora na Alemanha, a maior economia da Europa, aumentou inicialmente para 13,90 euros (US$ 16,52) no início de 2026 e crescerá novamente, para 14,60 euros, no próximo ano, impulsionando as expectativas de renda.

'Entretanto, ainda não se sabe se essa tendência positiva poderá ser mantida nos ⁠próximos meses', disse Rolf Buerkl, diretor de clima ‌do consumidor do Instituto ⁠de Nuremberg.

'As tensões geopolíticas em curso e uma escalada dos conflitos comerciais podem rapidamente fazer ‍com que o sentimento se torne negativo novamente', disse Buerkl. 'A ​melhora ‌atual está certamente em terreno instável.'

(Reportagem de Miranda Murray)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.