Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Autores processam Anthropic por violar direitos autorais em treinamento de IA

Autores processam Anthropic por violar direitos autorais em treinamento de IA

Reuters

20/08/2024

Placeholder - loading - Logo da Anthropic 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Logo da Anthropic 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Por Blake Brittain

(Reuters) - A empresa de inteligência artificial Anthropic é alvo de uma ação coletiva em um tribunal federal da Califórnia, movida por três autores que alegam que a empresa usou indevidamente seus livros e centenas de milhares de outras obras para treinar seu chatbot com IA, o Claude.

A queixa, apresentada na segunda-feira pelos escritores e jornalistas Andrea Bartz, Charles Graeber e Kirk Wallace Johnson, disse que a Anthropic usou versões piratas de suas obras e de outras para ensinar Claude a responder a estímulos humanos.

A Anthropic não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nesta terça-feira. Um advogado dos autores se recusou a comentar.

O processo se junta a várias outras queixas de alto risco apresentadas por detentores de direitos autorais, incluindo artistas visuais, veículos de notícias e gravadoras, sobre o material usado por empresas de tecnologia para treinar seus sistemas de inteligência artificial generativa.

Grupos separados de autores processaram a OpenAI e a Meta Platforms sobre o suposto uso indevido do trabalho das empresas para treinar os grandes modelos de linguagem subjacentes aos seus chatbots.

O caso aberto na segunda-feira é o segundo contra a Anthropic, após uma ação movida por editoras musicais no ano passado sobre suposto uso indevido de letras de músicas protegidas por direitos autorais, para treinar o Claude.

Os autores disseram em sua reclamação que a Anthropic 'construiu um negócio multibilionário roubando centenas de milhares de livros protegidos por direitos autorais'. A Anthropic obteve apoio financeiro de fontes como a Amazon, o Google e o ex-bilionário das criptomoedas Sam Bankman-Fried.

De acordo com a denúncia, as obras dos autores foram incluídas em um conjunto de dados de livros pirateados que a Anthropic usou para treinar o Claude.

O processo pedia uma quantia não especificada de danos monetários e uma ordem para impedir permanentemente a Anthropic de fazer uso indevido do trabalho dos autores.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.