Autoridades chinesas de alto nível visitarão Bruxelas para discutir restrições à exportação de terras raras
Autoridades chinesas de alto nível visitarão Bruxelas para discutir restrições à exportação de terras raras
Reuters
27/10/2025
Por Danial Azhar
KUALA LUMPUR (Reuters) - O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse nesta segunda-feira que autoridades de alto nível da China devem visitar Bruxelas nas próximas semanas para discutir as restrições de exportação de terras raras impostas por Pequim.
Os controles ampliados da China sobre as exportações de terras raras causaram uma escassez global, provocando uma escalada nas tensões comerciais globais, principalmente com os Estados Unidos.
Pequim controla mais de 90% do fornecimento mundial de materiais de terras raras, que são essenciais para a fabricação de alta tecnologia, incluindo veículos elétricos, semicondutores e mísseis.
'Estamos muito preocupados com a relação comercial com a China, especialmente com as recentes medidas que a China adotou em relação ao controle de exportação de matérias-primas essenciais', disse Costa em uma entrevista à margem da cúpula da
Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Kuala Lumpur.
'Uma delegação de alto nível da China irá a Bruxelas nas próximas semanas e esperamos abordar o assunto da maneira adequada.'
Costa disse que a China também é o país mais bem posicionado para acabar com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, acrescentando que Pequim subestima sua influência sobre Moscou.
Ele também disse que a União Europeia procurará finalizar acordos comerciais com a Malásia, Tailândia e Filipinas em breve, após sua participação na reunião de líderes da Asean na capital da Malásia.
(Reportagem de Danial Azhar)
Reuters

