Avião do ministro da Defesa do Reino Unido sofre interferência ao passar perto de território russo, diz fonte
Avião do ministro da Defesa do Reino Unido sofre interferência ao passar perto de território russo, diz fonte
Reuters
14/03/2024
LONDRES (Reuters) - O sinal de satélite da aeronave utilizada pelo ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, para retornar da Polônia sofreu interferência e acredita-se que a Rússia seja a responsável, disseram nesta quinta-feira fontes e jornalistas que viajavam com a autoridade.
De acordo com uma fonte do governo e jornalistas, o sinal de GPS sofreu interferência por cerca de 30 minutos enquanto o avião voava próximo ao exclave báltico russo de Kaliningrado.
Os telefones celulares perderam a conexão com a Internet e a aeronave foi forçada a usar métodos alternativos para determinar sua localização, disseram.
O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido de comentário.
O porta-voz do primeiro-ministro Rishi Sunak confirmou que o incidente havia ocorrido na quarta-feira, mas acrescentou que não era 'incomum'.
'Durante a viagem de volta da Polônia ontem, o avião que transportava o Secretário de Defesa e sua delegação sofreu temporariamente interferência do GPS quando voava perto de Kaliningrado', disse o porta-voz.
'Isso não ameaçou a segurança da aeronave e não é incomum que aeronaves sofram interferência de GPS perto de Kaliningrado, que é, obviamente, território russo.'
(Reportagem de Elizabeth Piper, Farouq Suleiman e Alistair Smout)
Reuters