Avicii: Arena de Estocolmo é renomeada com nome do artista
Operado pela ASM Global, o local com capacidade para 15.000 também será usado como um centro para iniciativas de prevenção de suicídio pela Fundação Tim Bergling
Gabriel Santos
19/05/2021
Em 2012, Avicii fez dois shows com ingressos esgotados no Ericsson Globe de Estocolmo, uma arena com capacidade para 15.000 pessoas no coração de sua cidade natal. O então produtor de 23 anos, nascido Tim Bergling, era o novo rei de um novo gênero, EDM, e estava em alta com o recente lançamento de seu sucesso global, "Levels". Os programas se tornariam um marco na carreira em expansão exponencial de Tim Bergling.
"Eu estava lá antes de ele continuar", disse o pai do falecido produtor, Klas Bergling. "Ele estava sentado na sala verde e parecia tão pequeno, sentado no fundo da sala em um grande sofá, concentrado no próximo show.” Na tarde após o segundo show, Klas Bergling entrou no quarto de seu filho, acordou-o e leu para ele a crítica dos programas no jornal. “Os críticos foram muito simpáticos”, lembra Bergling. "Tim estava tão orgulhoso."
Agora, nove anos após essas apresentações de destaque e três anos após o suicídio de Avicii, a ASM Global, operadora do Ericsson Globe anunciou que a partir desta quarta-feira o local será oficialmente chamado de Arena Avicii. O Avicii Estate não pagará pelos direitos de ter seu nome no local, com as despesas cobertas pela seguradora sueca Trygg-Hansa e pelo varejista de construção sueco Bauhaus, ambos com suas próprias iniciativas de saúde mental. "Queremos mostrar aos jovens suecos que o mundo adulto ouve e se preocupa", disse Hanna Axelsson, gerente de comunicações e marketing da Trygg-Hansa, em um comunicado.
Essa mudança de nome não é, no entanto, um esforço puramente cosmético. A Arena Avicii servirá como um centro para eventos patrocinados pela Fundação Tim Bergling, a organização de prevenção do suicídio e conscientização sobre saúde mental fundada por Klas Bergling e sua esposa Anki Lidén após a morte de seu filho. Os eventos relacionados à fundação acontecerão junto com os shows de grande escala e eventos esportivos que têm sido o foco da Arena desde sua inauguração em 1989. A fundação se concentra na prevenção do suicídio entre jovens em todo o mundo, já que o suicídio é atualmente a segunda causa mais comum de morte entre pessoas de 15-29 anos. Tim Bergling tinha 28 anos quando se suicidou em 20 de abril de 2018.
Veja também: