Baleia-azul é avistada em Ilhabela, no litoral norte de SP
Maior animal do mundo, espécie pode medir 33 metros de comprimento e pesar 180 toneladas
Redação
29/05/2025
Uma baleia-azul foi avistada na região de Borrifos, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, na última terça-feira (27), por volta das 8h. As imagens raras foram feitas por pesquisadores do VIVA - Instituto Verde Azul, que atua na proteção da vida marinha.
Nas redes sociais, a bióloga Marina Leite Marques explicou que a espécie foi quase extinta devido à caça comercial no século passado e ainda é considerada criticamente ameaçada no Brasil. Os especialistas não sabem o motivo do mamífero marinho ter se aproximado tanto da região costeira.
O registro ocorre em meio à temporada de avistamentos de baleias-jubarte no arquipélao, que faz parte da rota de migração da Antártida para as águas quentes do sul da Bahia. O período se estende entre maio e agosto, mas o auge acontece nos meses de junho e julho.
Segundo o instituto, em condições ideais, uma baleia-azul pode ser ouvida a uma distância de até 1.600 quilômetros. Maior animal do planeta, pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar até 180 toneladas.
Redação