Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Bancos da zona do euro devem adquirir hábito de recorrer ao BCE para obter dinheiro, argumentam autoridades

Bancos da zona do euro devem adquirir hábito de recorrer ao BCE para obter dinheiro, argumentam autoridades

Reuters

18/03/2025

Placeholder - loading - Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File photo
Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File photo

FRANKFURT (Reuters) - Os bancos da zona do euro precisam adquirir o hábito de recorrer ao Banco Central Europeu para obter dinheiro, preparando-se para o declínio contínuo do excesso de liquidez no sistema bancário, disseram duas autoridades do BCE em um comunicado na terça-feira.

Os bancos ainda contam com quase 3 trilhões de euros em excesso de liquidez, criado pelo BCE ao longo da última década, e os empréstimos têm sido praticamente inexistentes por meio das operações semanais e diárias regulares do BCE.

No entanto, o BCE está agora reduzindo esse excesso de liquidez por meio da diminuição de seu balanço patrimonial, e as autoridades temem que agora exista um estigma ligado à tomada de empréstimos junto ao banco central, o que exige mudanças de atitude.

'Os bancos precisam garantir que estejam operacionalmente prontos para a mudança na forma como as reservas do banco central são fornecidas', disse o BCE em um post de Isabel Schnabel, membro do conselho, e Claudia Buch, chefe de supervisão.

'No novo normal, as operações padrão de refinanciamento são vistas como um componente rotineiro e integral da gestão diária de liquidez dos bancos', disseram elas. 'É essencial que (os bancos) ajustem suas práticas de gestão de liquidez e estejam prontos para acessar as operações de política monetária.'

Entretanto, a questão ainda não é urgente, já que o BCE adiou a revisão de sua estrutura operacional até 2026, indicando que a liquidez não é vista como um problema este ano.

O BCE está permitindo que cerca de 500 bilhões de euros em títulos expirem este ano, o que significa que o excesso de liquidez ainda será superior a 2 trilhões de euros no final de 2025.

Ainda assim, o BCE quer que os bancos comecem a mudar seu comportamento agora, preparem sua infraestrutura de TI e certifiquem-se de que haja pessoal qualificado e treinado para identificar e mobilizar garantias.

'Eles precisam estar preparados para operar em um ambiente de excesso de liquidez menos amplo e estar prontos para obter reservas do banco central de forma rápida e escalonável a partir de uma ampla gama de fontes, tanto do banco central quanto dos mercados monetários', disseram Buch e Schnabel.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.