Barra Funda é novo terminal das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM
Será necessário fazer baldeação para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra
Redação, com informações da Agência SP
28/08/2025
A partir desta quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passarão a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como ponto final. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, será necessário realizar a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6.
A alteração nas linhas 7 e 10 dá continuidade às mudanças iniciadas na segunda-feira (25), quando teve início a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda em dias úteis. O novo trajeto da Linha 11 funciona diariamente, em todo o horário comercial (4h às 24h), permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste cheguem à zona oeste da cidade de São Paulo.
Com isso, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como novo hub do transporte público sobre trilhos na capital. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto, o terminal integra a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante da Via Mobilidade.
De acordo com o Governo de São Paulo, os passageiros estão sendo informados pelos meios de comunicação de forma massiva e receberão orientação por avisos sonoros em todos os trens e todas as estações.
Nova gestão operacional
Começa nesta quinta-feira (28) a operação supervisionada da TIC Trens, que passa a operar a Linha 7-Rubi sob orientação da CPTM até 26 de novembro. A partir desta data terá início a operação comercial e a empresa passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Trata-se do primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, com capacidade para até 860 passageiros por viagem, um percurso de 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de duração. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. O Trem Intermunicipal ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.
Redação, com informações da Agência SP