Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BB Seguridade espera ter melhor visibilidade sobre prêmios do ano após Plano Safra

BB Seguridade espera ter melhor visibilidade sobre prêmios do ano após Plano Safra

Reuters

15/05/2023

Placeholder - loading - Homem caminha em frente ao prédio do Banco do Brasil em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Homem caminha em frente ao prédio do Banco do Brasil em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  15/05/2023

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A BB Seguridade deve ter uma visibilidade sobre os prêmios para o ano entre o final do segundo trimestre e o começo do terceiro, após a definição do governo federal sobre o próximo Plano Safra, afirmou nesta segunda-feira o diretor financeiro da companhia, Rafael Augusto Sperendio.

O executivo também disse que a sinistralidade no segmento agrícola foi 'bem melhor do que o esperado' para o primeiro trimestre favorecida por um fenômeno climático El Niño que atingiu basicamente só o Rio Grande do Sul, em vez de uma região maior como em anos anteriores.

'Só isso já seria suficiente para posicionar a expectativa para a metade de cima do guidance', disse Sperendio durante teleconferência sobre o resultado do primeiro trimestre.

As ações da companhia, que é parte importante do resultado do Banco do Brasil, despencavam quase 6% às 14h38, entre as principais perdas do Ibovespa. A ação vem de quatro altas seguidas, período em que se valorizou pouco mais de 2%.

Mais cedo a empresa divulgou o que chamou de melhor resultado de primeiro trimestre de sua história, uma alta de 51,5% no lucro líquido sobre um ano antes.

Segundo Sperendio, também não há 'nenhum tipo de anomalia' em termos de sinistros com a safrinha de milho.

Questionado sobre as estimativas para 2023, divulgadas em fevereiro, o executivo afirmou que ainda é cedo para avaliar uma revisão, algo que ainda depende da definição do governo sobre o Plano Safra 23/24, que impacta os clientes do setor agrícola.

'Dependendo de como vier, poderemos fazer revisão no 'guidance' de prêmios', afirmou. A empresa espera crescimento de 10% a 15% nos prêmios emitidos em 2023 ante uma expansão de 30,7% em 2022.

O plano safra 2022/2023 reuniu recursos de 340 bilhões de reais em créditos a produtores rurais, avançando cerca de 36% sobre o plano anterior. 'A expectativa é que haja crescimento para este ano', acrescentou o executivo.Sperendio acrescentou que a tendência de queda de taxa de gestão de planos de previdência ao longo do ano será compensada com fluxo de captação de recursos.

No segmento de previdência, o executivo afirmou que o desempenho foi mais forte que o histórico da companhia para o período, favorecido por aversão dos clientes a risco em um contexto de juros elevados e anúncios de recuperações judiciais de empresas como a Americanas.

'Nossa exposição a créditos privados sem incluir instituição financeira é menor que 5%. Nestes ativos com problemas foi menor ainda, residual', disse o diretor financeiro da BB Seguridade.

'Até o momento atual, com dados de maio, não vemos mudar a figura... o contexto de aversão deve persistir ao longo do exercício, a gente espera uma continuação dessa tendência de queda na taxa média de gestão, mas por outro lado uma tendência mais positiva do que a gente esperava de fluxo líquido de captação para a companhia. Uma coisa deve compensar a outra.'

Sperendio também afirmou que a BB Seguridade deve ter um nível de pagamento de dividendos a acionistas este ano semelhante ao de 2022, com frequência semestral de distribuição mantida em semestral.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.