BC abre investigação interna sobre caso Master, diz fonte
BC abre investigação interna sobre caso Master, diz fonte
Reuters
29/01/2026
Por Bernardo Caram
29 Jan (Reuters) - O Banco Central abriu uma investigação interna sobre o caso do Banco Master com o objetivo de analisar todo o processo de fiscalização e liquidação da instituição financeira pela autarquia, informou uma fonte a par dos procedimentos.
A sindicância, conduzida sob sigilo pela corregedoria da autarquia, foi aberta a pedido do presidente do BC, Gabriel Galípolo, no fim do ano passado, completou a fonte.
A informação foi inicialmente noticiada pelo jornal O Globo e confirmada por essa fonte à Reuters. Procurado, o Banco Central não respondeu de imediato.
A fonte afirmou que a apuração para identificação de eventuais falhas no processo é uma formalidade, um procedimento normal que busca entender todo o trabalho da autarquia no caso. Ela enfatizou que a análise não se trata de uma 'caça às bruxas' e não condena ninguém.
Durante o curso dessa investigação, Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, que comandavam o Departamento de Supervisão Bancária (Desup), entregaram seus cargos. Não há acusações formais contra eles.
Uma segunda fonte confirmou que os dois servidores pediram para deixar os cargos comissionados, mas seguem atuando no banco. Ela evitou estabelecer relação entre os pedidos de saída dos postos de chefia e a apuração sobre o Master.
Reuters


